A Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Aquidauana, oferece 150 vagas para três cursos de graduação em 2020. O ingresso dos novos acadêmicos será realizado mediante cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para os cursos de Agronomia (50), Zootecnia (50) e Engenharia Florestal (50).

Os cursos serão oferecidos em período integral, com 35 vagas de ampla concorrência, 5 vagas reservadas para alunos indígenas e 10 vagas para alunos negros, que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas

O profissional formado em Agronomia poderá atuar em diferentes frentes de trabalho, como: órgãos de assistência técnica, assessoria e consultoria, públicos ou privados; professor universitário; empresas que desenvolvem e comercializam insumos, implementos e maquinários agrícolas; gestores de empresas rurais; órgãos de fiscalização;  empresas de paisagismo e jardinagem; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão, sendo usualmente contratado por instituições públicas.

Os formados em Zootecnia serão responsáveis pelo estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam aumentar a produção e melhorar a qualidade dos produtos de origem animal. Realizam experiências com alimentação e pesquisam formas de garantir as condições de higiene e de prevenir e combater doenças e parasitas, para melhorar a saúde dos rebanhos e qualidade dos produtos derivados. Trabalham também como administradores rurais e planejadores de fazendas e instalações rurais.

O Engenheiro Florestal pode trabalhar em órgãos governamentais em atividades técnicas e científicas, em instituições de pesquisa e extensão, institutos de proteção ambiental, prefeituras municipais e secretarias estaduais. Na iniciativa privada desempenhará atividades em empresas de reflorestamento, indústrias madeireiras e moveleiras, celulose e papel, projetos ambientais, auditorias para certificação ambiental, empresas de mineração e recuperação de áreas degradadas.

Em 2020, a UEMS oferecerá 2.163 vagas para 54 cursos de graduação. As vagas já estão disponíveis para consulta no site http://sisu.mec.gov.br e as inscrições ocorrerão de 21 a 24 de janeiro.

Sisu 2020

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual as instituições públicas de ensino superior do país oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio ().

Pode fazer a inscrição no Sisu 2020, o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 3 do Edital do Enem 2019. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

O candidato selecionado na chamada regular, em 1ª ou 2ª opção, não poderá participar da lista de espera. O candidato não selecionado na chamada regular poderá escolher, para a lista de espera, a 1ª ou 2ª opção informada no período de inscrição.

 

Confira o Cronograma do Sisu

 

21/01 a 24/01 – Período de inscrições

 

28/01 – Resultado da chamada regular

 

29/01 a 04/02 – Prazo para participar da Lista de Espera

 

07/02 a 30/04 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

UEMS

A UEMS está presente em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. A Universidade possui 15 unidades e sete polos de Ensino a Distância. Hoje são oferecidos mais de 50 cursos de graduação presencial e na modalidade EaD, além de 22 cursos de Pós-Graduação entre especializações, mestrados e doutorados. A UEMS ainda conta com 11 Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepex), que são referência em diversas áreas na Universidade. A UEMS é a primeira do Brasil garantir a inclusão de indígenas (10% das vagas) em todos os cursos de graduação; e a terceira a adotar cota racial (20% das vagas) no País.