Pedindo para que os presos por não pagamento de alimentícia sejam retirados das celas das delegacias, o Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis do ), se reuniu com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) nesta terça-feira (8). 

De acordo com o presidente do Sinpol-MS, Pablo Rodrigo Pael, e o diretor de assuntos trabalhistas, Tony Messias Lopes Medeiros, não é função dos policiais civis aprisionar os presos nas delegacias. “É uma luta de vários anos do Sindicato e é um tema que interessa a todos, inclusive à sociedade, haja vista que não é atribuição do policial civil custodiar presos, enquanto poderia estar ajudando a elucidar crimes, esse sim, um dos compromissos nossos”, afirma Tony.
O sindicado afirma que a reunião foi produtiva e que em breve o pedido pode ser atendido. “Estamos avançando nas negociações e temos uma proposta que ficou interessante para ambas partes. Ela será entregue para a Secretaria de e também para a DGPC avaliarem”, explica o presidente do Sinpol MS.
Pablo reforça a necessidade de uma mais eficiente e que cumpra suas atribuições. “É importante que o policial foque em sua atividade fim, que é investigar crimes. Ao despender material humano para custodiar preso, estamos lesando a sociedade de forma indireta, porque o policial deveria estar nas ruas, investigando crimes.”