O secretário de Estado de Saúde de MS, Geraldo Resende, reforçou na manhã desta segunda-feira (8) que MS aderiu à alimentação de dados em um painel alternativo com os números estaduais do coronavírus, iniciado no último domingo (7), por iniciativa do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

Segundo Resende, os dados serão consolidados diariamente, às 18h, com dados da Covid-19 das 27 unidades de federação, como alternativa ao do . O lançamento do portal ocorreu em meio à decisão polêmica do Ministério da Saúde de alterar o formato de divulgação dos dados oficiais e divulgá-los após às 22h.

No domingo (7), Resende pontuou que a falta de transparência por parte do governo federal era típica de regimes autoritários, em tom crítico. “Nós vivemos em uma e vamos criar mecanismos para divulgar os dados. Quem quer esconder o número de mortos é quem se espelha nos regimes mais autoritários, seja à direita ou à esquerda, em todo o nosso planeta”, criticou.

“Decidimos que nós vamos construir e colocar um painel dos dados do coronavírus que vamos divulgar todo dia, deverá ser referencia para a imprensa, área de saúde e pesquisadores”.