Nesta semana, mensagens começaram a ser divulgadas nas informando que os exames de coronavírus passariam a ser agendados somente pelo telefone Disk Covid. Diante da divulgação das fake news, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) desmentiu as mensagens e explica que pacientes podem ir direto às unidades de saúde para realizar o teste.

SES desmente fake news sobre agendamento de exames para coronavírus em MSEm nota, a secretaria explica que disponibiliza 12 unidades de saúde que atendem por demanda espontânea, ou seja, as pessoas podem ir diretamente às unidades para fazer os agendamentos dos testes, caso sejam consideradas elegíveis após passarem por consulta médica. Os exames são organizados pelo sistema Hygea, sem que seja necessário ligar para o serviço do Disck Coronavirus.

As unidades que realizam esse tipo de atendimento são: Batistão; Parque do Sol; 26 de Agosto; Tiradentes; Dona Neta; Moreninha; Vila Nasser; Oliveira; Nova Bahia; São Francisco; Aero Itália e Albino Coimbra. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo serviço de tele-consulta do município, através do telefone 2020-2170.

Segundo a SES, o Disk Coronavírus passou a administrar desde novembro a marcação de testes de outras unidades de saúde do município, com a finalidade de desafogar os atendimentos realizados pelo em Campo Grande.

O diretor de Saúde e Assessor Técnico do Militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, afirma que já estão sendo adotadas medidas contra a mensagem, que tem causado desinformação.

SES desmente fake news sobre agendamento de exames para coronavírus em MS