Pular para o conteúdo
Cotidiano

Servidor do Detran-MS que atua em vistoria veicular vai se tornar auditor de terceirizadas

Mudança foi anunciada pelo diretor-presidente do Detran-MS e é contestada por diretor de sindicato, segundo quem carreira não existe no órgão.
Arquivo -

Servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) que hoje atuam na vistoria veicular dentro do próprio órgão assumirão a função de auditores das ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria) terceirizadas para o serviço, que deixará de ser realizado no órgão a partir de 17 de agosto. O anúncio partiu do próprio departamento na manhã desta quinta-feira (9).

Conforme o Detran-MS, o fim da vistoria veicular feita por começará pelas cidades que já têm vistoriadoras credenciadas. Atualmente são 39 empresas distribuídas pela Capital e no interior. O calendário foi definido em reunião com representantes da Assovis (Associação das Empresas de Vistorias de Mato Grosso do Sul), José Renato Cantadori, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade e assessores técnicos.

A intenção do Detran-MS é fazer com que os servidores que atuam nas vistorias passem a trabalhar como auditores das empresas credenciadas, fato colocado em xeque pelo sindicato da categoria neste momento –já que ainda seria necessário criar o cargo na estrutura do departamento.

“É preciso ver o projeto, já que ele não foi apresentado ou discutido com o sindicato. Mas querem mudar a carreira sem tratar disso conosco. Até porque o cargo não existe”, afirmou o diretor jurídico do -MS (Sindicato dos Servidores do Detran estadual), Bruno Alves da Silva Nascimento.

Segundo ele, a fiscalização dos ECVs hoje é “ineficiente”. Além disso, em algumas cidades do interior, empresas funcionariam na estrutura das agências do Detran, quando deveriam, na verdade, ter sedes operacionais próprias, “o que está em total desconformidade do que diz a resolução e a portaria”, disse Nascimento, segundo quem há ações na Justiça questionando o modo de operação.

O sindicato afirma ter preparado um dossiê questionando a do serviço e argumenta que a exclusividade das ECVs no serviço poderá deixar a vistoria veicular mais cara.

Presidente do Detran-MS cobra tratamento adequado a clientes na vistoria veicular

Rudel Trindade destacou na reunião que os clientes devem ser tratados de forma adequada nas ECVs, com ênfase na qualidade do atendimento e excelência na execução dos serviços. Além disso, avaliou ser importante que o usuário possa contar com as empresas de vistoria para ter a comodidade da localização, não sendo necessária a presença em uma agência do Detran-MS.

Nesse sentido, Valter Bortoletto, diretor-adjunto do Detran-MS, explicou que mudança na portaria que trata da terceirização da vistoria veicular vai prever que, logo, cidades que não tenham ECVs possam ser atendidas em formato de extensão por meio de filiais.

Vistoria veicular avalia documentação e segurança de dispositivos

A vistoria veicular é prevista no Código de Trânsito Brasileiro e foi regulamentada na resolução 466/203 do Conselho Nacional de Trânsito, sendo exigida em questões específicas para garantir a autenticidade da identificação do veículo e sua documentação legitimidade da propriedade, existência de equipamentos obrigatórios e sua funcionalidade e as alterações nas características do veículo.

Na vistoria, também são avaliados itens obrigatórios de segurança, conservação, manutenção, alterações, numerações identificadoras e documentos de circulação, bem como atos administrativos. Faróis, luzes piloto, lanternas (de freio, de posição, luz de ré, acionamento de setas e luz intermitente de emergência), retrovisores, limpadores de para-brisa, velocímetro, pneus, freio de mão e cintos de segurança estão entre os itens inspecionados e que podem levar à restrição de circulação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio retorna a terreno no Jardim Seminário e moradores lamentam recorrência

assomasul diretoria

Assomasul irá pagar quase R$ 6,5 milhões por capacitação de servidores

Aquidauana é 3º município mais quente e com menor umidade do ar no país nesta quarta-feira

tereza crédito IR

Tereza apresenta relatório favorável e Senado aprova acordo com Chile sobre IR

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: Para roubar HB20, trio de criminosos agride e atira contra motorista na Vila Nasser

Últimas Notícias

Polícia

Jornalista é acusado de estuprar menino de 11 anos em Campo Grande

O suspeito é acusado de oferecer bebidas, comidas, jogos de videogame e piscina para 'conquistar' os menores de idade

Cotidiano

Com foco em assistência social, Mesa de Negociação de Campo Grande realiza primeira reunião

Iniciativa é uma das pioneiras no país e abre espaço de diálogo permanente

Política

Alems autoriza concurso público com vagas para ensino médio e superior

Último concurso foi realizado há quase dez anos e ofertou 80 vagas em 2016

Esportes

Aquidauana sedia 2ª etapa dos Jogos Abertos de MS; confira a programação

As competições acontecem entre os dias 5 e 7 de setembro