Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem papel: A partir de 4 de janeiro documentação de veículos em MS será totalmente digital

A partir do dia 4 de janeiro, as documentações de veículos devem passar a ser totalmente digital. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) determinou que o CRV (Certificado de Registro Veicular) e CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) terá acesso por versão digital. A novidade tem objetivo de dar mais segurança aos condutores, […]
Arquivo -

A partir do dia 4 de janeiro, as documentações de veículos devem passar a ser totalmente digital. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) determinou que o CRV (Certificado de Registro Veicular) e CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) terá acesso por versão digital.

A novidade tem objetivo de dar mais segurança aos condutores, com documentos marcados por QR Code e que podem ser baixados ou impressos pelos motoristas em papel comum. Inicialmente, a medida pode gerar dúvidas

“As pessoas estão habituadas a ter o recibo naquele papel verde, como algo de muito valor. Há receio até mesmo no ato do preenchimento, porque no caso de rasura, o proprietário precisa tirar uma segunda via e pagar a mais por isso. Com o novo formato, isso chega ao fim porque o processo de preenchimento do documento unificado será feito diretamente no sistema do Detran”, disse a diretora de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Loretta Figueiredo.

A decisão do Denatran surgiu depois que a Seguradora Líder, responsável pelo (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), deixou de operar esse seguro. Era ela quem fazia o controle e o fornecimento do papel moeda.

A Resolução nº 809 do (Conselho Nacional de Trânsito) dispõe sobre os requisitos necessários para a emissão do CRV e do CRLV e comprovante de transferência por meio digital.

“Sabemos que toda mudança traz impactos, mas trata-se de um importante momento de evolução e desburocratização do sistema, que passa a ter seu funcionamento em formato digital”, relata o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, Diretor Presidente do Detran-MS.

Hoje, o valor para quem precisa da segunda via do CRV é de R$ 414,76, além da vistoria de R$ 177,45. A partir do próximo ano, o proprietário poderá emitir o documento sem nenhum custo.

CNH Digital

Com a , os condutores sul-mato-grossenses passaram a utilizar mais a CDT (Carteira Digital de Trânsito). De acordo com o departamento estadual, 119.610 pessoas fazem uso da plataforma online.

Assim, o número de usuários da CDT em 2020 é seis vezes maior do que o total do ano anterior. Ou seja, segundo o Detran-MS, de janeiro a novembro de 2019 apenas 19.811 pessoas utilizavam a plataforma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão frontal entre picape e carreta na BR-262 deixa um ferido em Aquidauana

VÍDEO: Incêndio destrói oficina após idoso colocar fogo em latinha no Centenário 

Jão anuncia pausa na carreira após show no Lollapalooza

Lula venceria Bolsonaro se a eleição fosse hoje, diz Datafolha

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

VÍDEO: Peão é socorrido em estado grave após cair de touro durante rodeio

Últimas Notícias

Brasil

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Documento é assinado por mais de 160 grandes empresas brasileiras

Le Blog Maria Antonia

Ed Sheeran viraliza ao “zoar” rotinas matinais de influencers

Ed Sheeran usou as redes sociais para brincar com a febre dos vídeos de “rotina da manhã” que dominam as plataformas digitais. Com bom humor, o cantor publicou um vídeo ironizando os conteúdos produzidos por influenciadores, que costumam mostrar uma sequência interminável de atividades realizadas antes mesmo do meio-dia. “Todo mundo está dizendo que parece … Continued

Polícia

Condutor perde controle e veículo tomba para fora da pista em rodovia de MS

Acidente aconteceu no trecho que liga Miranda a Bodoquena, no início da tarde deste sábado (5)

Brasil

STF põe fim à discussão acerca da criação do ensino domiciliar

Decisão indica que modalidade só poderia ser criada por meio de lei federal, conduzida pelo Congresso Nacional