Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem missa presencial, novena da Perpétuo Socorro vai para internet ou TV e igreja fica vazia

A tradicional novena da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada sempre às quartas-feiras, é um dos maiores reflexos da pandemia do novo coronavírus em Campo Grande. Sempre lotado, o Santuário Estadual, localizado na Avenida Afonso Pena, estava praticamente vazio na manhã desta quarta-feira (18). Logo na entrada, no lugar da água benta, um […]
Arquivo -

A tradicional novena da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada sempre às quartas-feiras, é um dos maiores reflexos da pandemia do novo coronavírus em . Sempre lotado, o Santuário Estadual, localizado na Avenida Afonso Pena, estava praticamente vazio na manhã desta quarta-feira (18).

Logo na entrada, no lugar da água benta, um dispositivo com álcool em gel foi disponibilizado aos fiéis. O Santuário Estadual, no entanto, está aberto apenas para visitação e orações, já que as celebrações presenciais foram suspensas, com aprovação do Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Lara Barbosa.

A decisão de suspender as missas e a novena ocorreu após decreto municipal proibindo aglomerações – o que ocorria no templo. Normalmente, eram celebradas 18 missas às quartas, que foram substituídas por duas, às 7h e às 16h, com transmissão pela TV Imaculada, pelo site da paróquia e também pelas redes sociais do Santuário.

Sem missa presencial, novena da Perpétuo Socorro vai para internet ou TV e igreja fica vazia
O reitor do Santuário, padre Reginaldo padilha, durante a primeira transmissão ao vivo após suspensão de missas e novenas no Santuário Estadual | Foto: Reprodução | Facebook

A medida também evita que idosos – maior parte dos frequentadores das novenas – sejam expostos ao coronavírus. A paróquia decidiu, no entanto, que o Santuário permanecerá aberto para visitação. Assim, imagens e superfícies que são frequentemente tocadas pelos fiéis são higienizadas a cada 20 minutos.

As celebrações das missas e novenas serão transmitidas da seguinte maneira: a missa de domingo será transmitida pelos canais mencionados às 10h; a missa de quarta, às 7h; a novena de quarta-feira, às 16h; e a missa do Santíssimo, às quintas-feira, ocorrerá às 19h – todas com transmissão pelo Facebook e site do Santuário, assim como na TV Imaculada Conceição.

Demais celebrações

Apesar da suspensão de missas e da tradicional novena, celebrações de cultos ecumênicos e casamentos serão mantidas, desde que seja assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de responsabilidade por parte da Comissão de Formatura e dos noivos, de advertir os convidados sobre o risco de contágio, sobretudo os idosos e imunodeprimidos, e reduzirem o número de convidados para até 100 pessoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palavra mudou, mas ‘manicômios’ existem e exigem mobilização de psicólogos

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Carol Castro detona Virginia Fonseca como rainha da Grande Rio: ‘Não pode continuar’

Contrato de pavimentação asfáltica é investigado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Governo publica novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos nacionais no exterior

gracyanne barbosa fez macumba para belo

Gracyanne fez macumba para Belo, afirma ex-assistente que ‘participou de tudo’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Notícias sobre o Pantanal, onças, sucuris e mais: participe do canal de Vida Selvagem

No canal de Vida Selvagem, o leitor recebe os conteúdos quentinhos em primeira mão e ainda pode interagir dando sua opinião sobre os assuntos abordados nas reportagens

Política

‘Pais’ podem ser multados em R$ 1,5 mil se usarem bebês reborn em fraudes em Campo Grande

Bebês reborn têm gerado discussões sobre os limites de pessoas com os bonecos hiper-realistas

Esportes

Real Madrid oficializa saída de Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira

Italiano deverá ser substituído por Xabi Alonso, que já atuou pelo Madrid como jogador

Polícia

Moradores do Jardim Colibri reclamam da queima de fios de energia roubados

Moradora entrou em contato com a reportagem para denunciar a queima dos fios