A tradicional novena da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada sempre às quartas-feiras, é um dos maiores reflexos da pandemia do novo coronavírus em . Sempre lotado, o Santuário Estadual, localizado na Avenida Afonso Pena, estava praticamente vazio na manhã desta quarta-feira (18).

Logo na entrada, no lugar da água benta, um dispositivo com álcool em gel foi disponibilizado aos fiéis. O Santuário Estadual, no entanto, está aberto apenas para visitação e orações, já que as celebrações presenciais foram suspensas, com aprovação do Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Lara Barbosa.

A decisão de suspender as missas e a novena ocorreu após decreto municipal proibindo aglomerações – o que ocorria no templo. Normalmente, eram celebradas 18 missas às quartas, que foram substituídas por duas, às 7h e às 16h, com transmissão pela TV Imaculada, pelo site da paróquia e também pelas redes sociais do Santuário.

Sem missa presencial, novena da Perpétuo Socorro vai para internet ou TV e igreja fica vazia
O reitor do Santuário, padre Reginaldo padilha, durante a primeira transmissão ao vivo após suspensão de missas e novenas no Santuário Estadual | Foto: Reprodução | Facebook

A medida também evita que idosos – maior parte dos frequentadores das novenas – sejam expostos ao coronavírus. A paróquia decidiu, no entanto, que o Santuário permanecerá aberto para visitação. Assim, imagens e superfícies que são frequentemente tocadas pelos fiéis são higienizadas a cada 20 minutos.

As celebrações das missas e novenas serão transmitidas da seguinte maneira: a missa de domingo será transmitida pelos canais mencionados às 10h; a missa de quarta, às 7h; a novena de quarta-feira, às 16h; e a missa do Santíssimo, às quintas-feira, ocorrerá às 19h – todas com transmissão pelo Facebook e site do Santuário, assim como na TV Imaculada Conceição.

Demais celebrações

Apesar da suspensão de missas e da tradicional novena, celebrações de cultos ecumênicos e casamentos serão mantidas, desde que seja assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de responsabilidade por parte da Comissão de Formatura e dos noivos, de advertir os convidados sobre o risco de contágio, sobretudo os idosos e imunodeprimidos, e reduzirem o número de convidados para até 100 pessoas.