Em meio às ameaças de um lockdown severo no Sudoeste de Mato Grosso do Sul –e das reações de prefeitos e lideranças contrários às medidas de fechamento radical– para tentar manter a população em casa e reduzir o risco de contágio pelo novo (), o Governo do Estado optou pela adoção de medidas de enfrentamento à doença que passam pela fiscalização maior dos decretos estadual e municipais de restrições a aglomerações e da intensificação de barreiras sanitárias, bem como a distribuição de máscaras para mais de 30 mil pessoas em 2 cidades. As medidas serão adotadas até 4 de junho.

Na segunda-feira (25), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, apontou que os baixos índices de distanciamento social, aliados ao aumento progressivo de casos nas cidades do Sudoeste –notadamente em Guia Lopes da Laguna, até o momento o segundo maior foco de infecção no Estado, e , onde houve uma escalada recente de infectados com o coronavírus– poderia levar o Estado a adotar medidas mais severas. O lockdown, contudo, foi rejeitado por autoridades e representantes da sociedade civil.

Dos 1.100 casos totalizados nesta terça (26) no Estado, 258 saíram da região, distribuídos em 4 cidades: Guia Lopes (199), Bonito (30), (27) e (2). Dos 77 novos, 16 são de Guia Lopes da Laguna.

As ações para o Sudoeste incluem, ainda, aumentar a divulgação do disque-denúncia para que a população indique infectados que desobedecem orientação para ficarem em casa –dois deles, na sexta-feira (22), saíram de Guia Lopes da Laguna para participar de um velório em , levando a Saúde local a investigar o possível contágio de cerca de 50 pessoas (sem casos positivos até o momento)– e intensificar o monitoramento de pacientes em isolamento domiciliar.

A SES também anunciou a ampliação do horário de atuação das equipes do Programa Saúde da Família e treinamento para ampliar as da Unidade de Resposta Rápida em Guia Lopes –além da implantação de equipes móveis em Jardim e Bonito.

Por fim, serão distribuídas máscaras de tecido para todos os moradores de Guia Lopes (cerca de 10,4 mil) e Jardim (24,4 mil).