A semana começou com extremos em Mato Grosso do Sul, enquanto os termômetros devem marcar 36°C, o (Instituto Nacional de ) emitiu um aviso de tempestade para todo o Estado, válido até às 22h59 desta segunda-feira (6).

Em , o sol começou predominando, mas o dia pode ficar nublado com chuvas isoladas no período da tarde. Os termômetros devem chegar aos 31°C a máxima e 23°C a mínima. A umidade relativa do ar fica entre 50% e 75%.

Para o interior do Estado, a previsão é de até 36°C a máxima e 22°C a mínima. O dia será nublado com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas isoladas no sul e sudoeste. A umidade relativa do ar chega aos 85%.

Alerta de tempestade

O Inmet emitiu dois alertas de tempestade para Mato Grosso do Sul, um de perigo e outro de perigo potencial. A diferença ente os dois são os riscos que oferecem.

Para o alerta de perigo potencial, o risco é moderado. A situação meteorológica pode se tornar perigosa e ele foi emitido para 27 municípios.  Já o alerta de perigo, tem a cor laranja, e representa um alto risco para a população e foi emitido para 60 cidades.

Para ambas as situações o instituto lembra que há risco de queda de árvores, alagamentos, corte de e estragos em plantações. Os ventos podem chegar aos 100km/h e pode chover 100 mm/dia.

As recomendações para a população são de que em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Caso possível, é recomendado que desliguem os aparelhos elétricos e o quadro de energia.

Para maiores informações, entrar em contato com a (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).