Pular para o conteúdo
Cotidiano

SES prevê que Dourados será a cidade com mais casos de coronavírus em MS já nesta 2ª-feira

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, previu neste domingo (31) que a “liderança” do ranking de casos de coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul vai mudar nas próximas horas. Depois de sofrer um avanço considerável nos últimos dias, Dourados –a 233 km de Campo Grande– deve ultrapassar a Capital no boletim a […]
Arquivo -

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, previu neste domingo (31) que a “liderança” do ranking de casos de (Covid-19) em vai mudar nas próximas horas. Depois de sofrer um avanço considerável nos últimos dias, Dourados –a 233 km de Campo Grande– deve ultrapassar a Capital no boletim a ser divulgado nesta segunda-feira (1º).

A Grande Dourados, aliás, mereceu atenção das autoridades estaduais de Saúde neste domingo, uma vez que 5 dos 10 municípios do Estado com maior incidência da doença são da região. Como no Sudoeste, o avanço da Covid-19 levou o titular da SES a admitir medidas mais duras para combater a doença –sem mencionar quais.

Nos dados divulgados no último boletim, Campo Grande aparece com 293 infectados e Dourados, com 279 –19 a mais que no dia anterior. A Capital representa 19,7% dos casos confirmados, contra 18,7% da segunda maior cidade do Estado. Dourados, em poucos dias, ultrapassou Guia Lopes da Laguna (230 confirmações e agora o terceiro foco local de Covid-19) e (144).

A quinta posição em casos coube a Fátima do Sul (65), seguida por Rio Brilhante (54, sendo que o primeiro diagnóstico de Covid-19 ocorreu há poucos dias e, em 24 horas, foram somados 20 novas confirmações), que integram a região de dominância de Dourados. Douradina (46) e Itaporã (45) também figuram entre as cidades com mais casos.

“Ainda no boletim de amanhã eu já prevejo que, ao consolidar os dados, com Dourados mandando os seus dados e outros municípios também, haveremos de ter uma surpresa na primeira colocação em número de casos, que deverá ter na ponteira Dourados”, disse Geraldo, lembrando que há quase mil casos a serem finalizados por prefeituras, sendo 517 deles de Dourados.

“Além disso, dos 10 municípios com maior incidência do Estado, 5 deles estão na região de Dourados”, emendou o secretário. Em relação à incidência, a taxa de Dourados é de 125,1 casos por 100 mil habitantes, a décima do Estado. Douradina (776,5 por 100 mil), Vicentina (393,3) e Fátima do Sul (338,7) ocupam da segunda a quarta posição; Itaporã (181,2) é a sexta) e Rio Brilhante (143,9) a sétima.

‘Medidas duras’

A liderança segue com Guia Lopes da Laguna (2.324,4 por 100 mil), com Bonito em quinto (209,3) e em oitavo (126,5), o que levou o sectetário a também advertir os municípios do Sudoeste do Estado sobre o avanço da Covid-19. Nona na lista, Brasilândia, no Leste, tem 126,3 casos por 100 mil.

Sobre a Grande Dourados e o Sudoeste, a SES reiterou que os focos de Covid-19 orbitam a cadeia de produção de proteína animal no Estado, especificamente unidades frigoríficas em Guia Lopes, Bonito e Dourados –de onde o coronavírus se espalhou.

“Estamos fazendo todo o esforço, mas todo o esforço, para fazer a contenção dos surtos epidêmicos, mas vamos precisar muito da colaboração de cada um”, reiterou o secretário, reforçando que, caso os surtos nessas regiões não sejam contidos nesta semana, “chegará o momento em que vamos ter de tomar medidas duras”.

Geraldo Resende já havia sinalizado há alguns dias a possibilidade de decretar um lockdown mais severo no Sudoeste, caso as taxas de contaminação da Covid-19 não recuassem, gerando apreensão entre lideranças locais. Em Jardim, na sexta-feira (29), a prefeitura anunciou extensão do em junho e alterações nas medidas de enfrentamento à pandemia –o setor turístico foi autorizado a reabrir, desde que seguindo orientações de biossegurança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ministro

Ex-ministro de Dilma vem à Campo Grande para participar de seminário

MIS oferece curso gratuito de iluminação para cinema e audiovisual

CCJ suspende ação do golpe contra Ramagem, o que pode beneficiar Bolsonaro

Quer adotar um pet? Subea realiza feira de adoção na Praça Bolívia este domingo

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

auditor sistema consórcio

Consórcio Guaicurus paga sistema que deu nota ‘excelente’ para os ônibus de Campo Grande

VÍDEO: Cardeais se fecham na Capela Sistina e iniciam votação por novo Papa

Armas que teriam sido usadas em homicídios são apreendidas com suspeito em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

CPI das Bets vai ouvir influenciadora Virgínia Fonseca e advogada ex-BBB

Pedidos foram feitos pela senadora Soraya Tronicke (Podemos), relatora da CPI

Cotidiano

Energisa investe R$ 302 mil em eficiência energética para o Hospital do Amor

Projeto inclui substituições de lâmpadas convencionais por led, troca de equipamentos de ar-condicionado e instalação de sistema fotovoltaico

Mundo

Usuários do X dizem ter perdido alcance na plataforma após desentendimentos com Elon Musk

Empresário prometeu criar ambiente para a absoluta liberdade de expressão

Polícia

Homem tem as vísceras expostas ao ser esfaqueado no interior de MS

Segundo as informações, ocorreu uma desavença entre o dono da residência e um dos empregados