O Inmet (Instituto Nacional de ) emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade ao ar em 28 cidades de Mato Grosso do Sul. Os índices podem variar entre 20% e 30% e o aviso é válido até ás 16 horas desta segunda-feira (6).

Com a umidade relativa do ar baixa, há risco de incêndios florestais e à saúde com ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

As cidades em alerta de perigo, segundo o Inmet são Alcinópolis, , Aquidauana, , Brasilandia, Camapua, Cassilandia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumba, Costa Rica, Coxim, Figueirao, Inocencia, Jaraguari, Paranaiba.

Além de Paraiso das Aguas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selviria, Sonora, São Gabriel do Oeste, e Água Clara.

Tempo seco e doenças respiratórias

Vale lembrar que com a chegada do frio e a no período aumentam as chances de problemas respiratórios, por isso os cuidados com a saúde, principalmente na atual situação de pandemia pelo coronavírus (Covid-19), devem ser redobrados.

Segundo o médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito o outono e inverno, são estações que sempre causam impacto na saúde, principalmente na saúde respiratória. “Tanto pela troca da estação, mudança na temperatura, mas também porque temos um inverno seco, por isso as pessoas manifestam mais as doenças respiratórias”, explicou.

O especialista destaca que o coronavírus também agride o sistema respiratório e por isso clima frio acaba sendo favorável ao contágio também. “O coronavírus é um vírus que causa um quadro respiratório desde um quadro gripal mais leve até uma pneumonia mais intensa como temos visto e entra nessa situação. O vírus gosta do frio e do seco”, disse ao Jornal Midiamax.

Cuidados

– Beba bastante líquido;

– Atividades físicas não são recomendadas;

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;

– Obtenha mais informações junto à (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).