O feriado prolongado de Corpus Christi deve ser de ão e céu claro em , segundo a previsão do Cemtec-MS ( de Monitoramento de Tempo e Clima). A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, por isso é importante se manter hidratado no período.

Para a quinta-feira (11) o céu deve ficar claro com uma névoa seca em todo o Estado. A umidade relativa do ar atinge os 30% e as temperaturas podem variar dos 16°C aos 35°C.

Na sexta-feira (12), ponto facultativo, a previsão é de céu parcialmente nublado e o tempo ainda mais seco com a umidade do ar estimada em 25%. Os termômetros oscilam entre 16°C a mínima e 35°C a máxima.

Para o sábado (13), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima volta para os 35°C e a mínima fica na casa dos 18°C. A umidade do ar permanece na casa dos 25%. O dia deve ser de nublado a claro.

Tempo seco e doenças respiratórias

Vale lembrar a baixa umidade do ar aumentam as chances de problemas respiratórios, por isso os cuidados com a saúde, principalmente na atual situação de pandemia pelo coronavírus (-19), devem ser redobrados.

Segundo o médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito o outono e o inverno, são estações que sempre causam impacto na saúde, principalmente na saúde respiratória. “Tanto pela troca da estação, mudança na temperatura, mas também porque temos um inverno seco, por isso as pessoas manifestam mais as doenças respiratórias”, explicou.

O especialista destaca que o coronavírus também agride o sistema respiratório e por isso clima frio acaba sendo favorável ao contágio também. “O coronavírus é um que causa um quadro respiratório desde um quadro gripal mais leve até uma pneumonia mais intensa como temos visto e entra nessa situação. O vírus gosta do frio e do seco”, disse ao Jornal Midiamax.

Cuidados

– Beba bastante líquido;

– Atividades físicas não são recomendadas;

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;

– Obtenha mais informações junto à (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).