Pular para o conteúdo
Cotidiano

Saúde diz usar até barco e avião para vacina contra coronavírus chegar no mesmo dia em MS

Para garantir que a vacina contra o coronavírus (Covid-19) chegue o mais rápido possível a todo Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) monteou uma verdadeira ‘operação de guerra’ e vai utilizar até barco e avião na logística de distribuição do imunizante. O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, declarou que […]
Arquivo -

Para garantir que a vacina contra o coronavírus (Covid-19) chegue o mais rápido possível a todo , a SES (Secretaria de Estado de Saúde) monteou uma verdadeira ‘operação de guerra’ e vai utilizar até barco e avião na logística de distribuição do imunizante.

O secretário estadual de saúde, , declarou que o objetivo é “vacinar a população em tempo recorde. Estamos nos preparando para que assim que recebermos as primeiras doses já iniciarmos a imunização contra o Covid-19, distribuindo as doses utilizando caminhões, aviões e barcos”.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, afirmou que está sendo construído o planejamento para que a vacinação inicie no mesmo dia nos 79 municípios do Estado. “Todos os municípios vão receber a vacina no mesmo dia. A vacina chegando no Estado já será distribuída aos municípios”, completou.

Para que o imunizante chegue a todas as regiões tão rápido, será montada uma força-tarefa envolvendo profissionais da saúde e da segurança pública. O diretor de Saúde e assessor técnico do Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica que será montada uma estratégia inédita utilizando toda estrutura a disposição. “Com a ajuda das forças de segurança vamos entregar as vacinas para os municípios de forma mais rápida, realizando uma estratégia de imunização nunca vista em mato Grosso do Sul”, disse.

vacina covid-19
Reunião definiu logística para distribuir vacina contra Covid-19 em MS. (Foto: SES / Divulgação)

Compra de doses

O governo de MS informou que irá aguardar o Ministério da Saúde disponibilizar as doses da vacina que for aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, o Estado afirma que, caso não haja essa distribuição, já reservou R$ 100 milhões em caixa para comprar os imunizantes.

““Vamos fazer todo esforço para trazer a vacina, não importa de onde venha, essa questão de paternidade aí, se vem da China, é bem-vinda em MS e nós queremos disponibilizar. Temos recursos disponíveis para comprar, o governo está reservando. Já conversei com , com o João Dória (PSDB) e a equipe do Butantan da possibilidade”, declarou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Em Mato Grosso do Sul, conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, 780 mil pessoas estão nos grupos prioritários e devem ser vacinadas primeiro. A quantidade é praticamente um terço da população sul-mato-grossense, formada por 2,4 milhões de habitantes.

Estrutura para vacinação

Mato Grosso do Sul dispõe de 597 salas de vacina distribuídas em todos os 79 municípios, que podem acondicionar vacinas a temperaturas de 2ºC a 8ºC, que é a temperatura ideal para armazenar os três principais imunizantes: Coronavac, Moderna e AstraZeneca.

Para o transporte das vacinas, a SES informou que tem dois caminhões refrigerados para atender o fluxo no Estado. São 9 núcleos regionais de saúde, que recebem, armazenam e distribuem as vacinas, pois possuem câmaras para acondicionar as vacinas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

VÍDEO: Polícia prende autores de roubo à mão armada em panificadora de Nova Andradina

Últimas Notícias

Brasil

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis

Defesa Civil mantém alertas de risco muito alto para deslizamentos

Brasil

Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH

Próximo ponto de capacitação será no Pará, ainda em abril

MidiaMAIS

Expogrande oferece cinco pontos de hidratação com água gelada gratuita 

Bebedouros foram instalados em locais estratégicos e de fácil acesso

Cotidiano

Correios abre leilão de dois imóveis no Centro de Campo Grande

Um dos imóveis disponíveis para licitação está no prédio da antiga rodoviária