Para garantir que a vacina contra o (Covid-19) chegue o mais rápido possível a todo Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) monteou uma verdadeira ‘operação de guerra' e vai utilizar até barco e avião na logística de distribuição do imunizante.

O secretário estadual de saúde, , declarou que o objetivo é “vacinar a população em tempo recorde. Estamos nos preparando para que assim que recebermos as primeiras doses já iniciarmos a imunização contra o Covid-19, distribuindo as doses utilizando caminhões, aviões e barcos”.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, afirmou que está sendo construído o planejamento para que a vacinação inicie no mesmo dia nos 79 municípios do Estado. “Todos os municípios vão receber a vacina no mesmo dia. A vacina chegando no Estado já será distribuída aos municípios”, completou.

Para que o imunizante chegue a todas as regiões tão rápido, será montada uma força-tarefa envolvendo profissionais da saúde e da segurança pública. O diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica que será montada uma estratégia inédita utilizando toda estrutura a disposição. “Com a ajuda das forças de segurança vamos entregar as vacinas para os municípios de forma mais rápida, realizando uma estratégia de imunização nunca vista em mato Grosso do Sul”, disse.

vacina covid-19
Reunião definiu logística para distribuir vacina contra Covid-19 em MS. (Foto: SES / Divulgação)

Compra de doses

O governo de MS informou que irá aguardar o disponibilizar as doses da vacina que for aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, o Estado afirma que, caso não haja essa distribuição, já reservou R$ 100 milhões em caixa para comprar os imunizantes.

““Vamos fazer todo esforço para trazer a vacina, não importa de onde venha, essa questão de paternidade aí, se vem da China, é bem-vinda em MS e nós queremos disponibilizar. Temos recursos disponíveis para comprar, o governo está reservando. Já conversei com , com o João Dória (PSDB) e a equipe do Butantan da possibilidade”, declarou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Em Mato Grosso do Sul, conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, 780 mil pessoas estão nos grupos prioritários e devem ser vacinadas primeiro. A quantidade é praticamente um terço da população sul-mato-grossense, formada por 2,4 milhões de habitantes.

Estrutura para vacinação

Mato Grosso do Sul dispõe de 597 salas de vacina distribuídas em todos os 79 municípios, que podem acondicionar vacinas a temperaturas de 2ºC a 8ºC, que é a temperatura ideal para armazenar os três principais imunizantes: Coronavac, Moderna e AstraZeneca.

Para o transporte das vacinas, a SES informou que tem dois caminhões refrigerados para atender o fluxo no Estado. São 9 núcleos regionais de saúde, que recebem, armazenam e distribuem as vacinas, pois possuem câmaras para acondicionar as vacinas.