O governo de emitiu nota na manhã desta quarta-feira (9) informando ter em caixa cerca de R$ 100 milhões para aquisição de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O Estado havia informado, ontem (8), que pretendia comprar 700 mil doses do governo de São Paulo.

Conforme o governador Reinaldo Azambuja (), o Ministério da Saúde se comprometeu em disponibilizar o imunizante para todos os estados, porém disse que o Estado está pronto, caso seja necessário adquirir doses com recursos próprios. ““Vamos fazer todo esforço para trazer a vacina, não importa de onde venha, essa questão de aí, se vem da , é bem-vinda em MS e nós queremos disponibilizar. Temos recursos disponíveis para comprar, o governo está reservando. Já conversei com , com o João Dória (PSDB) e a equipe do Butantan da possibilidade”, disse.

Entretanto, conforme o próprio governador, a disponibilização da vacina depende do aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Em , conforme levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, 780 mil pessoas estão nos grupos prioritários e devem ser vacinadas primeiro. A quantidade é praticamente um terço da população sul-mato-grossense, formada por 2,4 milhões de habitantes.

O ministro Pazuello disse, em pronunciamento na tarde desta terça-feira, que compete ao Ministério da Saúde planejar a vacinação em todo o Brasil, e que o Governo Federal aguarda apenas a aprovação por parte da Anvisa.