Mato Grosso do Sul receberá uma verba de R$ 1,3 milhão para saúde mental da população do Estado, durante a . O valor está liberado pelo Ministério da Saúde, o incentivo irá para o (Centro de Atenção Psicossocial).

Em Mato Grosso do Sul, existem 28 CAPS, distribuídos em 20 municípios. Os gestores que cada um deles devem usar o recurso para reforçar as práticas realizadas nos centros de atendimentos, buscando a integralidade do cuidado em saúde mental. Com objetivo de estimular outras ações, como busca ativa por meio de visitas domiciliares aos pacientes e familiares.

“É por meio dos Centros de Atenção Psicossocial que as pessoas em sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas são acolhidas pelo SUS. A relevância desses serviços para a saúde pública se acentuou pelo cenário de combate à pandemia do . Por isso, novamente o Ministério da Saúde reitera seu comprometimento com as atividades essenciais da assistência à saúde mental”, disse o secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Parente.

Este recurso tem como um dos objetivos, minimizar o impacto em saúde mental nos estados e municípios por conta de mais uma onda dos casos de doenças e transtornos mentais.