A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou uma resolução nesta sexta-feira (31) que cria o Centro de Operações de Emergência referente ao novo coronavírus, em caráter emergencial. Ainda não há casos confirmados no Brasil, mas nesta quinta-feira (30) a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou emergência sanitária global devido ao surto.

Conforme a resolução, o Centro deve coordenar e executar ações de saúde junto a grupos que atuam em situação emergencial relacionadas ao coronavírus; elaborar notas técnicas ou informativas de procedimentos segundo classificação de emergência e ações de resposta rápida ao coronavírus; dar apoio aos municípios; fazer a distribuição e controle de medicamentos, insumos e produtos para abastecimento da população; capacitar recursos humanos para atuação frente à Epidemia na vigilância, diagnóstico e tratamento coronavírus.

O Centro ainda deve adotar medidas que facilitem a tomada de decisões e otimização das respostas do setor saúde; sensibilizar os gestores e lideranças comunitárias para a adoção de medidas preventivas; elaborar cenários para atendimento da Epidemia; elaborar os fluxogramas de responsabilidades e atividades necessárias para desencadear a resposta ao coronavírus.

A SES deve compor o Centro de Operações e ficará envolvida em eventos nacionais, estaduais ou municipais na emergência do coronavírus. O centro será composto por representantes de todas as áreas da SES para atuação em situações de emergência de saúde.