Com o aumento de número de casos de em Mato Grosso do Sul e com os hospitais a beira do colapso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) aumentou em dez dias, 44 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) para pacientes com Covid-19 e reduziu de 737 leitos clínicos adultos para 710.

A atualização do Mapa Hospitalar foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20). Há dez dias, a SES tinha divulgado a aprovação dos leitos e agora, mudou a quantidade de vagas hospitalares para pacientes em estado mais grave.

No Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, na semana passada eram 10 vagas em leitos clínicos adultos em UTI, agora, o número saltou para 30. 

O Hospital Municipal de Naviraí que antes não tinha , abriu 5 vagas hospitalares para adultos. 

Já em Dourados, o Hospital Universitário tinha na semana passada 13 leitos de UTI e agora são 14.

A abertura de leitos de UTI também aconteceu no Hospital Regional Dr Álvaro Fontoura, em Coxim, com 5 leitos.

Também teve aumento na Fundação Hospitalar de Costa Rica, de 7 para 10 leitos de UTI adultos. 

Em , o não tinha leitos de UTI há dez dias, mas agora, disponibiliza 10 vagas. 

Porém, referência no atendimento em coronavírus, o Hospital Regional continua com 83 vagas nas unidades intensivas, assim como a , com 20 leitos. 

Leitos clínicos

No dia 10 deste mês, a SES divulgou 737 leitos clínicos adultos, agora, são 710, redução de 3,6%. 

Portanto, as perdas foram nos hospitais em Bandeirantes, que tinha 2 vagas; em Dourados, o Hospital Universitário tinha 19 leitos e agora apenas 5 clínicos adultos; o Hospital da Vida reduziu de 26 para 18 vagas hospitalares.