Na semana passada, mais de 50% da população estava em casa. Nesta semana, o índice baixou para 42,7%. O dado foi apresentado durante transmissão do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) pelo secretário nesta quinta-feira (2) e é resultado de um estudo promovido pelo médico infectologista Júlio Croda, comprovando que a percepção sobre o aumento de pessoas nas ruas é real.

Só 42,7% em casa: Governo alerta para quarentena abaixo do indicado para conter coronavírus em MS

“Eu faço um apelo. Fiquem em casa. Como pai, esposo e irmão, eu preservo a minha família e vocês precisam preservar a de vocês. Só sair se necessário, em último caso”, pediu o secretário. Com a queda do , a tendência é o aumento do número de casos na pandemia e demora no achatamento da curva, que relaciona a quantidade de casos durante o período e a quantidade de leitos para atender as pessoas doentes.

Gerende lembra que dobrou a quantidade de casos nesta semana e pediu para que a população siga a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para ficar em casa. “Na semana que vem, teremos novo monitoramento e precisamos baixar a quantidade de pessoas nas ruas”.

O estudo foi realizado por meio de aplicativos de geomonitoramento populacional. “Como secretário eu também preciso preservar a vida de mais de 2,7 milhões de sul-mato-grossenses e digo a vocês para ficarem em casa. A melhor vacina contra o coronavírus é o isolamento social”.

A secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, alertou que os jovens adultos são os mais contaminados no Estado com o Covid-19. “Portanto, fiquem atentos. Não é o momento de fazer churrasco em casa, receber visita, compartilhar narguilé. É preciso ter consciência e fazer o isolamento com a sua família apenas. Não é para receber gente de fora em casa”.