Santa Casa

A Santa Casa de possui dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Unidade de Trauma preparados e prontos para funcionamento, porém inativos aguardando a habilitação dos mesmos pelo Ministério da Saúde que acabou liberando 1.224 novos leitos em todo o País, sendo dois para que foram destinados ao hospital Santa Rosa, em Dourados, que fechou as portas em 2011. Desde julho de 2019 que o hospital aguarda a liberação dos leitos para disponibilizá-los a população sul-mato-grossense.

Já foram realizados todos os processos para funcionamento dos leitos na Santa Casa. A já realizou vistoria, todas as documentações de responsabilidade técnica já foram emitidas, as contratações dos profissionais estão encaminhadas, aguardando apenas a habilitação pelo Ministério da Saúde e contratualização com o município.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, o funcionamento de novos leitos deve ser solicitado pelos gestores locais, no caso, estados e municípios. A habilitação e a liberação de recursos são feitas mediante apresentação de projetos, que são analisados pelo Ministério da Saúde o que já foi feito pela Santa Casa em 2019. O gestor local também tem autonomia para ampliar o número de leitos com recursos próprios, a partir de sua avaliação em relação a demanda/necessidade versus capacidade instalada de oferta assistencial. Já a habilitação de leitos pelo Ministério da Saúde assegura recursos adicionais para o custeio do serviço.