Saiba o que fazer ao encontrar um morador de rua dormindo no frio
Com a chegada dos dias mais frios, é comum encontrar pessoas que vivem na rua passando por dificuldades. Devido à fome e ao frio, muitas pessoas querem ajudar e a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) recomenda que as pessoas busquem ajuda no serviço de abordagem social. O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a chegada dos dias mais frios, é comum encontrar pessoas que vivem na rua passando por dificuldades. Devido à fome e ao frio, muitas pessoas querem ajudar e a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) recomenda que as pessoas busquem ajuda no serviço de abordagem social.
O SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) é a estratégia da Prefeitura para pessoas em situação de rua, ofertando os serviços de casa de acolhimento, onde é oferecida alimentação, higiene pessoal e pernoite. A SAS explica que a maioria dos moradores em situação de rua são usuários de álcool ou drogas e recusam o atendimento, já que nas casas de acolhimento devem ficar sem os entorpecentes.
De acordo com a SAS, a recomendação é ligar para o SEAS, o atendimento é 24h e conta com 7 equipes de plantão para agilizarem a acolhida. Através das ligações, as equipes especializadas recebem as informações e podem iniciar o trabalho de reinserção e encaminhamento social junto às demais secretarias municipais.
Os serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social permite que o indivíduo e/ou a família em situação de rua tenha acesso a acolhida, alimentação, higienização, orientações e encaminhamentos para serviços da rede de atendimento e demais políticas públicas, assim como encaminhamentos para tratamentos diversos como comunidades terapêuticas, para os que desejam.
Quando possível, têm suas famílias de origem localizadas, são encaminhados para solicitação de documentos, recebem atendimentos psicossociais, assim como desenvolvem sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
O SEAS funciona no período de 24h, sendo que até as 23h a equipe encontra-se nas ruas da cidade realizando a abordagem social, com o intuito de acolher os indivíduos que aceitam o convite para o acolhimento. Após às 23h, a equipe atende os chamado realizados através do telefone funcional (67) 98404-7529 ou 98471-8149.
Os locais de acolhimento, são:
- CETREMI – Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua (Endereço: Rua Jornalista Marcos Fernandes, S/Nº Jardim Veraneio / Parque dos Poderes) → vai atender os casos mais graves e pessoas adictas (capacidade de atender até 60 pessoas)
- Escola Municipal Pe. Tomaz Ghirardelli (Endereço: Rua Lucia dos Santos nº 578 – Bairro Dom Antônio Barbosa) → capacidade de atender até 60 pessoas, vai atender migrante e imigrante (homens mulheres e famílias)
- Centro Dia – exclusivo para idosos
- Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins (Endereço: Rua São Pio de Pietrelcina, 430 – Jardim das Macaúbas) → capacidade de atender até 60 pessoas, vai atender população em situação de rua de Campo Grande
(com informações da Prefeitura)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edital seleciona projetos para oficinas de artesanato
Inscrições poderão ser feitas de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025
Richarlison e Amanda Araújo anunciam sexo e nome do filho: “Muita gratidão”
Richarlison e Amanda Araújo realizaram um Chá Revelação e descobriram o sexo do primeiro bebê que estão à espera; saiba detalhes
VÍDEO: Homem é amarrado por populares após destruir carros em rua do Pioneiros
Equipes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar foram acionadas e o suspeito foi preso
Na despedida de Beto, amigos relembram feitos de ex-superintendente na cultura de MS: ‘pessoa incrível’
Roberto Figueiredo foi assassinado por após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.