A máscara fácil é um dos itens mais recomendados pelas autoridades sanitárias para que se evite a disseminação do novo . Desta maneira, é muito comum que as pessoas acabem trocando de máscaras durante o dia, mas não saibam como fazer o descarte correto delas e também de outros objetos como luvas e os lixos nessa época de pandemia.

O Procon Municipal de elaborou algumas dicas para que as pessoas acabem evitando expor os coletores de terem contato direto com os itens pessoais e assim, acabem contraindo a doença.

“As máscaras, luvas, lixos de pacientes com covid-19 devem ser tratados adequadamente para não contaminar outras pessoas”, alerta o . Confira as dicas:

Saco resistente

Num primeiro momento, o cidadão deverá utilizar um saco plástico bastante resistente e que potencialmente não pode estar com a capacidade . O recomendado é que o saco esteja com 2/3 da capacidade e assim, poderá ser feito um lacre um até mesmo um nó evitando a exposição.

De preferência, dois sacos plásticos

O Procon-CG orienta que quando a pessoa for descartar a máscara facial, disponibilize dois sacos plásticos: um que contenha o item e outro para evitar o contágio dos coletores. É preciso lembrar que o saco deve estar limpo e ser resistente e que tenha identificação.

Descarte no lixo orgânico

Outro ponto para que seja feita corretamente o descarte é onde deixar o lixo na hora de ser recolhido pelos coletores. A orientação do Procon-CG é que o lixo precisa ser recolhido como lixo orgânico e não como lixo reciclável.