Este sábado (26) foi um dos dias mais quentes do ano até agora em . A sensação térmica chegou a 50ºC, segundo o meteorologista da Uniderp-Anhanguera, Natálio Abraão.

A situação foi registrada em Corumbá, que teve temperatura na casa dos 42,1ºC e umidade relativa do ar em 16%.

Ainda conforme o meteorologista, Três Lagoas teve termômetros em 41,8ºC, com sensação térmica de 49ºC.

As temperaturas ultrapassaram os 40ºC em vários municípios, conforme o Inmet (Instituto Nacional de ). Outros municípios que registraram mais de 40ºC foram: Água Clara (41,8ºC), – 41,2ºC com sensação de 48ºC, (41ºC) e Ribas do Rio Pardo (40,3ºC).

Em , a estação do Inmet indica que os termômetros marcaram 38,8ºC e a sensação chegou a 44ºC, com umidade relativa do ar em 14%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o índice crítico. Além disso, é semelhante ao registrado no deserto do Saara, na África, que tem entre 10% e 15% de vapor de água no ar.

Nada de chuva…

Natálio Abraão informou que não há previsão de chuva em MS até o dia 3 de outubro. Ainda conforme o especialista, a umidade do ar pode alcançar os 12% no estado. Mudança nesse cenário é esperada apenas para depois dessa data.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção.

Então, alguns cuidados são necessários. Veja os principais:

  • Evitar exposição prolongada ao sol durante os horários de maior (das 12h às 16h).
  • Fazer a ingestão de bastante líquido.
  • Fazer o uso de roupas leves quando a temperatura estiver acima de 28°C.
  • Evitar choques térmicos.
  • Evitar fazer grandes esforços físicos.
  • Fazer o uso de filtro solar para evitar o câncer de pele e, para evitar o ressecamento da pele evite tomar banho em águas com temperaturas muito elevadas.
  • Caso apresente algum sintoma de doenças respiratórias, que são comuns nesse período, procure auxílio médico para tratá-la imediatamente. O melhor exemplo é a rinite alérgica, a asma, bronquite, entre outras.