está em alerta para o risco de morte por causa do intenso calor registrado nos últimos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a emitir alertas de “grande perigo” nesta terça-feira (6). Segundo o Instituto, com a umidade relativa do ar na casa dos 10% e temperaturas até 5°C acima da média, o risco é de hipertermia, quando a temperatura do corpo humano aumenta até o organismo entrar em colapso. 

A situação mais grave deve ser registrada nos municípios do centro, norte e leste. Devem atentas as pessoas que vivem em: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida Do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, , Camapuã, , Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão e Inocência.

O aviso também é válido para Jaraguari, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, , Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

Cuide-se!

O alerta vem para que as pessoas mantenham os cuidados, já que a condição extrema do clima afeta a saúde. É necessário consumir muita água e ingerir alimentos leves, como frutas, para amenizar os efeitos nocivos à saúde. Também é recomendado não se expor ao sol e evitar atividades físicas entre 10h e 15h. A atenção deve ser redobradas com crianças, idosos e cardíacos – que são mais sensíveis.

Segundo especialistas, o clima seco, comparado ao de deserto, aliado ao calor intenso causa desconforto nos olhos, boca e nariz. Dores de cabeça, confusão mental, cãibras e desidratação também são causadas pelas altas temperaturas. Ao sinal de qualquer prejuízo à saúde, o e a devem ser acionados.

Os telefones de contato são, respectivamente, 193 e 199. As chamadas são gratuitas.