Devido a da , o novo coronavírus, todas as reuniões presenciais do grupo AA (Alcoólicos Anônimos) no país estão suspensas para evitar aglomerações, seguindo decretos municipais e estaduais. A alternativa encontrada foi promover encontros virtuais e auxílio on-line para ajudar os que mais precisam.

De acordo com o AA do Brasil, 20.532 pessoas participaram de 3.307 reuniões virtuais pelo país, desde 13 de março até 10 de maio, usando o Meet. Como os grupos são independentes e podem usar outros aplicativos, o número de reuniões on-line deve ser ainda maior.

Durante o isolamento, os encontros virtuais são uma alternativa para usuários de álcool e drogas, já que a reinserção social é parte importante do tratamento de dependência química. A reportagem entrou em contato com pelo menos seis grupos de apoio aos alcoólicos anônimos em , mas não obteve sucesso.

Especialista em ciências da Saúde, a psiquiatra Danusa Guizzo Ayache, explica que os integrantes do grupo são acostumados com terapia em grupo, o contato e o apoio de quem passa pela mesma situação. “Durante um período tão difícil como esse, temos que manter o contato, mesmo que virtualmente. Temos tido crescimento nos casos de violência doméstica e uso abusivo do álcool. Então o apoio é muito importante”, disse.

A profissional também ressalta que os participantes podem buscar outras formas de alivias as tenções junto com a família. O ideal é realizar atividades físicas em casa, cuidar da alimentação, e se possível, fazer uma psicoterapia com profissionais que estão atendendo na modalidade remota.

Reuniões virtuais do AA ajudam a enfrentar dependência durante pandemia em MS
(Foto: Divulgação)

Pelo site da AA, o grupo informa que as reuniões podem ser acessadas pelo computador, tablet ou telefones. As reuniões são diárias às 20h. Basta baixar um aplicativo para ler o QR Cody disponível no site e participar pelas plataformas.