O (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de recebeu, nesta quarta-feira (16), três animais resgatados de incêndios florestais de .

Do incêndio que atinge o Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, em , a 387 km de Campo Grande, chegaram um filhote de Jandaia Estrela e um Veado, que apresenta lesão na perna, mas está em bom estado geral.

Já de Rochedinho, foi resgatado um gavião asa-de-telha. Todos os animais seguem em observação e aguardam exames.

Resgatados de incêndios no Pantanal, filhotes são trazidos para o Cras para tratamento
Filhote de jandaia-estrela resgatado em Alcinópolis

De acordo com a veterinária Aline Duarte , coordenadora do Cras, o filhote de Jandaia Estrela e o veado foram atendidos por um médico veterinário voluntário que auxilia no resgate da fauna vítima dos incêndios na região de Alcinópolis. Já o Gavião-asa-de-telha, foi trazido por um voluntário vindo de Rochedinho.

Unidade móvel

O Cras enviou uma unidade móvel, com equipe de veterinários, para atender aos animais vítimas do que já devastou quase metade do parque estadual. Também nessa quarta-feira, foram atendidos dois filhotes de cateto resgatado da reserva ambiental.

Resgatados de incêndios no Pantanal, filhotes são trazidos para o Cras para tratamento
Filhotes de catetos resgatados de incêndio em Alcinópolis

De acordo com o médico veterinário Lucas Cazati e a bióloga Mariana Borges, foi realizado o atendimento ambulatorial de emergência e os animais já se encontram fora de perigo e em recuperação. Além do atendimento emergencial aos animais feridos, a equipe do CRAS também prepara alimentação, a base de frutas e verduras, que são levados aos locais que já estão livres do fogo, para auxiliar na recuperação das espécies sobreviventes, que já enfrentam escassez de alimento na mata.

Na região de Corumbá e Ladário a recepção contará com apoio da PMA (Polícia Militar Ambiental, onde será montado um centro de atendimento. Na região, a (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) disponibilizou a base de pesquisa na estrada-parque também para receber animais atingidos pelo fogo.

Resgatados de incêndios no Pantanal, filhotes são trazidos para o Cras para tratamento
Comidas são colocadas para animais