Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reordenamento de rotatórias da Joaquim Murtinho segue na reta final e inauguração será na próxima semana

Com dois conjuntos semafóricos já em testes, o reordenamento viário nas rotatórias das ruas Joaquim Murtinho com a Ceará e com a Avenida Eduardo Elias Zahran se aproxima do fim. Nas próximas duas semanas, técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vão ajustar os tempos dos equipamentos para garantir o sincronismo de sinais […]
Arquivo -

Com dois conjuntos semafóricos já em testes, o reordenamento viário nas rotatórias das ruas Joaquim Murtinho com a e com a Avenida Eduardo Elias Zahran se aproxima do fim. Nas próximas duas semanas, técnicos da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vão ajustar os tempos dos equipamentos para garantir o sincronismo de sinais conforme o fluxo de veículos de cada horário.

A Prefeitura estima que, diariamente, 68 mil veículos passem pelo trecho. O projeto de reordenamento do trânsito deve ser inaugurado na próxima quarta-feira (20). Para tanto, faltam apenas implantação de algumas placas de sinalização e alguns retoques na urbanização dos canteiros.

O reordenamento permitirá, por exemplo, que motoristas que seguem da Zahran com destino à Ceará terão mais facilidade para alcançar a via, em ver de esperar uma brecha no fluxo de veículos que vinha da Joaquim Murtinho e seguia rumo à saída para . Com os semáforos, o acesso fica facilitado e o fluxo terá menos congestionamento.

Nesta rotatória, a alça de acesso foi ampliada, o canteiro central avançou quatro metros para instalação do conjunto semafórico com 15 porta-focos que regularão os fluxos, mantendo todas as conversões.

Já na confluência da Ceará/Joaquim Murtinho, a rotatória foi removida, substituída por alças de acesso. Foi instalado um conjunto semafórico com 23 porta-focos para garantir todas as conversões. Uma das alças, cortando ao meio a antiga rotatória, facilita o acesso ao centro da cidade (pela Joaquim Murtinho) para quem vem da Zahran ou da saída para Três Lagoas.

Sinalização modernizada

Paralelamente ao reordenamento do trânsito, na rotatória com a Rua Joaquim Murtinho, a Agetran modernizou toda a sinalização semafórica da Avenida Eduardo Elias Zahran até a confluência com as avenidas Calógeras e Costa e Silva. Foram instalados dois novos semáforos (cruzamento com as Ruas Cayova e Luiz Dódero), proibida a conversão a esquerda nos cruzamentos com a Antônio Correa e Senador Ponce (exigindo que os condutores façam o laço de quadra para ter o acesso a estas vias).

Todos os semáforos receberam câmeras para contagem do fluxo de veículos e novos controladores. Quando a fibra óptica tiver sido instalada até a sede da Agetran na Avenida Gury Marques, será instalada uma central de monitoramento que poderá ajustar o tempo dos semáforos em tempo real desde a rotatória da Ceará com a Joaquim Murtinho, viabilizando a onda verde.

Paralelamente, já está sendo implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran) o ajuste praticamente online do tempo dos sinais, conforme o maior ou menor fluxo de veículos.

O semáforo em três tempos da Zahran com a Avenida Três Barras já está ajustado para funcionar em tempo real. Assim, quando não houver veículos se aproximando em dois dos três sentidos, o sensor vai detectar a aproximação e um veículo e vai liberar o “verde“ em até 7 segundos para quem vem no terceiro sentido. No caso de quem vem pela Três Barras, se não houver veículos subindo, descendo ou fazendo conversão a esquerda na Zahran, não encontrará o sinal vermelho para entrar na Zahran ou seguir em frente pela Rua Professor Dona Virgilina.

Intervenção

Desde 2017, esta é a terceira intervenção em rotatórias promovida pela Prefeitura. Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran. Nesta região onde está em execução o projeto de reordenamento viário, o volume de tráfego, de 68 mil veículos, é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil veículos/dia), que já receberam a semaforização.

As próximas intervenções serão nas rotatórias das avenidas Tamandaré/Euler de Azevedo (principal acesso à UCDB) e das avenidas Três Barras com José Nogueira Vieira.

(Com informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre arquiteto Carlos Lemos, aos 100 anos, parceiro de Niemeyer em SP

‘Venda de íris’ continua proibida no Brasil após empresa tentar driblar veto da ANPD

Indiamara é sobrevivente de tentativa de feminicídio em MS que transformou dor em luta

VÍDEO: Incêndio florestal da França já queimou uma área maior que a cidade de Paris

Notícias mais lidas agora

Usina que operava sem licença com ‘aval’ do Imasul tem 15 dias para provar situação regular

Namorado torturou e matou pintor no Guanandi após ver resultado de exame médico

Duas crianças morrem picadas por escorpião em menos de três dias

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez nas pistas de atletismo em Paris

Yeltsin Jacques é convocado para Campeonato Mundial de Atletismo na Índia

Últimas Notícias

Política

VÍDEO: Camila Jara e Nikolas Ferreira protagonizam agressões na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Nikolas 'cotovelou' Camila que reagiu e o deputado caiu ao chão

Cotidiano

Acidentes com escorpiões crescem em MS e crianças são 60% dos casos graves

De janeiro de 2024 a julho de 2025, foram registrados 8.528 acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul

Cotidiano

Pais buscam respostas para racismo com aluna de 10 anos: ‘extremamente abalada’

Caso de racismo está sendo acompanhado pela Semed

Famosos

Atriz de A Usurpadora, Gaby Spanic confirma convite para A Fazenda: ‘Recebi’

Gaby Spanic confirmou os rumores e revelou ter recebido o convite para integrar o elenco de A Fazenda 17; saiba se a atriz aceitou a proposta