Pular para o conteúdo
Cotidiano

Relógio biológico: Alunos voltam à rotina e especialista recomenda sono de até 9 horas

Com a volta às aulas, as crianças e adolescentes precisarão voltar a acordar cedo e, para muitos, a ideia inicialmente pode não lhes agradar. Isso porque, durante às férias de verão, os estudantes, em seu momento ‘relax’, extrapolavam e dormiam tarde e acordavam tarde. O horário interno, chamado de cronotipo, coordenado por um “relógio” central […]
Arquivo -
(Foto: Minamar Júnior/Midiamax)
(Foto: Minamar Júnior/Midiamax)

Com a , as crianças e adolescentes precisarão voltar a acordar cedo e, para muitos, a ideia inicialmente pode não lhes agradar. Isso porque, durante às de verão, os estudantes, em seu momento ‘relax’, extrapolavam e dormiam tarde e acordavam tarde.

O horário interno, chamado de cronotipo, coordenado por um “relógio” central localizado no cérebro, pode se “acostumar” com os horários flexíveis das férias e no retorno às aulas, os alunos podem sentir.

Para o médico neurologista especializado em sono, Marcílio Delmondes, esse “sofrimento” só deve durar de uma a três semanas, e logo o relógio biológico das crianças e adolescentes devem voltar à rotina.

“Nas férias eles acabam dormindo mais tarde e acordando mais tarde, isso faz com que o sono fique dessincronizado e quando a pessoa precisa voltar a acordar mais cedo, sofre essa dificuldade. Para ajustar novamente esse relógio biológico leva um tempo e aí é necessário empenho dos pais para estabelecer horários de dormir”, contou o médico.

Delmontes acrescenta que o ideal, é que as crianças, de 6 a 8 anos, durmam entre 9 e 10 horas. Já os adolescentes devem ter uma média de, no mínimo, 8 horas por dia para que os estudos possam render.

Um estudo publicado pela Nature Human Behavior sobre os hábitos de sono e o rendimento de 753 alunos mostra que aqueles que têm que ir à escola às 7h45 da manhã sofrem uma defasagem horária entre os dias livres e os dias úteis de até quatro horas (chamada de jetlag social).

Se a criança ou adolescente estiver dormindo o necessário, mas mesmo assim o cansaço estiver comprometendo o rendimento escolar, os pais deverão procurar um médico, pois pode ser que o cronotipo do estudante possa estar incompatível com o horário escolar.

“Às vezes os pais nessas situações, acham que o filho está fazendo corpo mole para os estudos ou que não está se comprometendo, mas na verdade é que o padrão biológico dele não é compatível com o horário que ele está estudando. Neste caso, precisamos avaliar e corrigir com medicação”, comentou Marcílio.

Mas o que é cronotipo e qual é o meu?

O neurologista explica que existem três tipos de cronotipos, o matutino, o vespertino e o intermediário. Confira:

Cronotipo matutino: é quando o pico de produção de melatonina ocorre antes da meia-noite. São pessoas que precisam ir para a cama cedo e são mais ativos nas primeiras horas do dia. Em geral, dormem entre as 22h e 6h da manhã.

Cronotipo vespertino: é quando o pico acontece bem mais tarde, às 6h da manhã. São aquelas pessoas que rendem melhor à noite, mas precisam prolongar o descanso até o início da manhã. O horário de sono costuma ser entre 3h e 11h.

Cronotipo intermediário: a metade restante da população apresenta um cronotipo médio, ou seja, o pico de melatonina ocorre às 3h da manhã. Dormem geralmente entre meia-noite e 8h da manhã.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Últimas Notícias

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil