Pular para o conteúdo
Cotidiano

Referência contra coronavírus em MS, HRMS agora exige treinamento contra doença

Servidores, colaboradores e estudantes que frequentam o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) passam a ser obrigados a participar de treinamento contra o novo coronavírus (Covid-19), a ser oferecido pelo Comitê Operativo de Emergência do Coronavírus da unidade. Portaria publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial do Estado, assinada pela diretora-presidente do ...
Arquivo -

Servidores, colaboradores e estudantes que frequentam o HRMS ( de ) passam a ser obrigados a participar de treinamento contra o novo coronavírus (Covid-19), a ser oferecido pelo Comitê Operativo de Emergência do Coronavírus da unidade. Portaria publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial do Estado, assinada pela diretora-presidente do HR, Rosana Leite de Melo, fixa a diretriz.

O treinamento, conforme a assessoria do governo estadual, vai enfatizar as áreas de atuação de cada servidor correlacionada ao combate ao vírus. A despeito de uma série de problemas registrados nos últimos meses –que vão desde a deficiência de estrutura e de equipamentos até questionamentos sobre a alimentação e falta de servidores de enfermagem–, o HR foi apontado como unidade de referência para enfrentamento ao coronavírus.

Nove leitos de CTI deveriam entrar em operação na unidade nesta segunda-feira para receber potenciais pacientes. Além disso, 34 servidores já foram contratados em caráter excepcional para suprir necessidades da unidade.

A portaria também determina outras situações, como a intensificação de acompanhamento e monitoramento da frequência de limpeza de banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas do HR, fornecimento de álcool em gel nas áreas de circulação e acesso a salas de reuniões e gabinetes.

Aqueles que atuam no hospital e apresentarem sintomas do coronavírus –febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar– devem, imediatamente, procurar um serviço de saúde ou contatar a Central de Atendimento ao Servidor, criada pelo comitê. Quem trabalha no HR e estiver voltando de viagens internacionais ou de Estados onde há transmissão comunitária serão colocados em até o 14º dia a partir do retorno a Mato Grosso do Sul.

O Governo do Estado informou que não haverá prejuízo na remuneração dos servidores que executarem atividades à distância. Em caráter excepcional, o comparecimento físico para perícia médica ou entrega de documento por aqueles diagnosticados como caso suspeito ou confirmado de Covid-19 está dispensado –deve ser feito requerimento online, a ser enviado para a Diretora Administrativa ou de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional.

Por outro lado, viagens nacionais e internacionais a serviço estão canceladas durante o estado de emergência de saúde pública.

Até a tarde deste domingo (22), Mato Grosso do Sul contabilizava 21 casos confirmados de novo coronavírus –19 deles em – e nenhuma morte, além de 50 casos suspeitos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Últimas Notícias

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais