Pular para o conteúdo
Cotidiano

Receitado no SUS, vermífugo usado contra Covid-19 está em falta nos postos de saúde de Campo Grande

Colaborou Mylena Rocha A Ivermectina, vermífugo usado contra vermes, parasitas e piolhos, e o mais novo medicamento usando como esperança para combater o novo coronavírus, causador da Covid-19, está em falta nos postos de saúde de Campo Grande. O medicamento foi adotado como protocolo e vem sendo receitado para pacientes que apresentem sintomas respiratórios, por […]
Arquivo -

Colaborou Mylena Rocha

A Ivermectina, vermífugo usado contra vermes, parasitas e piolhos, e o mais novo medicamento usando como esperança para combater o novo coronavírus, causador da , está em falta nos postos de saúde de .

O medicamento foi adotado como protocolo e vem sendo receitado para pacientes que apresentem sintomas respiratórios, por ser de baixo efeito colateral.

Nas farmácias da rede privada também já está difícil de encontrar o medicamento para aquisição, assim como foi com a hidroxicloroquina e a , a divulgação prévia do estudo fez com que a população corresse e esgotasse os estoques.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foi feito um processo de aquisição, mas a empresa que fornece o medicamento pediu o cancelamento por conta do aumento da procura, por isso ainda não há prazo para reposição nos postos de saúde.

Ivermectina X Coronavírus

O vermífugo foi descoberto em 1975 e vem sendo usado há anos contra ácaros, como sarna e piolhos. As contraindicações são para pacientes com ou doenças do sistema nervoso central, bem como para crianças menores de 5 anos ou com menos de 15 quilos.

Um grupo de aproximadamente 600 médicos de Belém do Pará, no Pará e da cidade de Porto Feliz, em , realizaram testes do medicamento usado como preventivo e em saco de sintomas, foi associado á à hidroxicloroquina ou claritromicina, apenas com prescrição.

Durante uma live, os médicos disseram que em Porto Feliz o kit dos medicamentos foi ministrado em 4,5 mil pacientes que tiveram contato com casos positivos de Covid-19 e nenhum deles desenvolveu a doença;

Para contaminados com sintomas leves a Ivermectina foi associada a outro remédio e os pacientes não evoluíram para um quadro grave da doença.

Conforme estudos de pesquisadores da Austrália, a ivermectina foi aplicada em testes de laboratório e reduziu o crescimento da carga viral em 93% dos casos em até 24h e 99,9% em 48 horas.

Mas, mesmo com os resultados, cientistas não recomendam que a automedicação com ivermectina seja realizada, já que ainda não foram feitos testes em pessoas contaminadas com a Covid-19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação Caminhos Seguros: Mecânico é preso por estupro de vulnerável em Amambai

ihp

Doação de equipamento dos EUA amplia pesquisa de bioacústica no Pantanal de MS

Com oposição rachada, Venezuela realiza eleição legislativa e regional

Grávida perde bebê ao ser arremessada em acidente entre carro e motocicleta em MS

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Relatado por Tereza Cristina, Senado aprova projeto de Licenciamento Ambiental

Últimas Notícias

Polícia

Grupo criminoso que falsificava diplomas de cursos de enfermagem é alvo da Polícia Federal em MS

Mandados foram cumpridos em Eldorado e Miranda

Famosos

Power Couple: Dhomini se descontrola, avança em mulher e público pede expulsão

Dhomini perdeu a linha durante uma discussão, partiu para cima de Carol e causou polêmicas nas redes sociais; veja o vídeo

MidiaMAIS

Pizza às 3h da manhã vira pesadelo para cliente: ‘foi uma desfeita’

Campo-grandense relata transtorno com pizzaria ao realizar pedido de madrugada no iFood

Polícia

Grupo técnico criado após feminicídio de Vanessa tem prazo prorrogado por mais 90 dias

Grupo já instaurou mais de 3 mil inquéritos