A irá liberar a declaração de 4.029 contribuintes em , no valor de R$ 6,9 milhões em restituições, na próxima semana. As declarações estavam retidas em malha fina para análise mais detalhada do órgão.

De acordo com a Receita, o crédito da restituição será feito no dia 30 deste mês, na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Do total de declarações, 3.366 são referentes a 2020, no valor de R$ 5,6 milhões, e as demais de anos anteriores, de 2019 a 2013.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal. Na consulta ao Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu e ver se há inconsistências identificadas pelo processamento. Caso tenha, o contribuinte pode corrigir com a entrega de declaração retificadora.

A Receita oferece também aplicativo para tablets e smartphones. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. (Informações da assessoria)