Com a chuvarada que cai desde a madrugada desta quinta-feira (29), já passou do volume de esperado para o mês de outubro, conforme a . E a previsão é de mais água para a Capital e todo o centro sul de Mato Grosso do Sul durante o decorrer do dia.

Só nesta quinta-feira já foram registrados 26 milímetros de chuva até às 7 horas. “O acumulado do mês é de 141,9 milímetros, atingindo o volume esperado de chuva, que é de 134,2 milímetros”, informou o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp Anhanguera.

Ainda, de acordo com os dados, está chovendo em Ponta Porã, com acumulado de 41,2 milímetros, ventos de 49 km/h e temperatura agora em 17°C. A cidade que faz fronteira com o Paraguai, ainda registra névoa úmida, com baixa visibilidade.

Também chove em , com acumulado de 26,8 milímetros. Amambai registra chuva forte, com acumulado, até agora, de 32,2 milímetros. Já Bonito teve um acumulado de 51,8 milímetros e a chuva forte já causou alagamentos na cidade. Dourados já chegou a 36 milímetros, com enxurrada. Também chove em Itaporã e .

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para chuvas intensas, com ventos entre 40 a 60 km/h. Também, de acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há risco de raios, alagamentos, queda de granizo e de árvores.

Cuidados

Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a chuva passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.

Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Para receber os alertas da Defesa Civil basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência.