Quase dois meses de estiagem: confira dicas para reduzir complicações do tempo seco
Mato Grosso do Sul já enfrenta o segundo mês sem chuva, e o clima seco da estiagem favorece a baixa imunidade. Em consequência, o período pode desencadear doenças respiratórias como rinite, bronquite, resfriados, pneumonia e até mesmo faringite. Confira dicas para amenizar com os riscos. O médico infectologista Alexandre Cunha, recomenda que o ideal é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul já enfrenta o segundo mês sem chuva, e o clima seco da estiagem favorece a baixa imunidade. Em consequência, o período pode desencadear doenças respiratórias como rinite, bronquite, resfriados, pneumonia e até mesmo faringite. Confira dicas para amenizar com os riscos.
O médico infectologista Alexandre Cunha, recomenda que o ideal é ingerir líquidos em abundância para amenizar a baixa umidade relativa do ar. Não apenas água, mas sucos e frutas.
“Nesta época do ano em que a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%, beber água, chás e sucos naturais são excelentes alternativas para manter a hidratação do corpo. Fazer uso de colírios para os olhos e cremes hidratantes para a pele podem ser alternativas para algumas pessoas”, explica.
Outro fator importante é se atentar aos sintomas, pois durante a pandemia de coronavírus, algumas pessoas podem confundir as infecções. Porém, ressalta que a maior parte dos vírus afeta grupo de riscos como lactantes, crianças em fase de amamentação, idosos e imunodeprimidos.
“Para evitar que sintomas das infecções respiratórias sejam confundidos com o novo coronavírus e que as medicações corretas sejam prescritas, é importante realizar um diagnóstico assertivo.”
Mantenha os ambientes limpos
Outra dica é manter os cômodos da casa longe de poeira, arejada e limpa. Deixe panos molhados para melhorar a umidade da casa, ou até mesmo baldes com água, inclusive quando for dormir.
Cuide dos olhos
Manter a lubrificação dos olhos também é importante, segundo o especialista. O tempo seco propicia irritação. Utilize soro fisiológico ou colírios.
Não se exponha em excesso ao sol
O clima seco tira umidade do nosso corpo e, consequentemente, ficamos desidratados. Mantenha os cuidados com a pele evitando se expor no sol e uso protetor solar com filtro FPS elevado e hidratante. Protetor labial também é recomendável.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.