Pular para o conteúdo
Cotidiano

Quase dois meses de estiagem: confira dicas para reduzir complicações do tempo seco

Mato Grosso do Sul já enfrenta o segundo mês sem chuva, e o clima seco da estiagem favorece a baixa imunidade. Em consequência, o período pode desencadear doenças respiratórias como rinite, bronquite, resfriados, pneumonia e até mesmo faringite. Confira dicas para amenizar com os riscos. O médico infectologista Alexandre Cunha, recomenda que o ideal é […]
Arquivo -

Mato Grosso do Sul já enfrenta o segundo mês sem chuva, e o clima seco da estiagem favorece a baixa imunidade. Em consequência, o período pode desencadear doenças respiratórias como rinite, bronquite, resfriados, pneumonia e até mesmo faringite. Confira dicas para amenizar com os riscos.

O médico infectologista Alexandre Cunha, recomenda que o ideal é ingerir líquidos em abundância para amenizar a baixa umidade relativa do ar. Não apenas água, mas sucos e frutas.

“Nesta época do ano em que a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%, beber água, chás e sucos naturais são excelentes alternativas para manter a hidratação do corpo. Fazer uso de colírios para os olhos e cremes hidratantes para a pele podem ser alternativas para algumas pessoas”, explica.

Outro fator importante é se atentar aos sintomas, pois durante a de , algumas pessoas podem confundir as infecções. Porém, ressalta que a maior parte dos vírus afeta grupo de riscos como lactantes, crianças em fase de , idosos e imunodeprimidos.

“Para evitar que sintomas das infecções respiratórias sejam confundidos com o novo coronavírus e que as medicações corretas sejam prescritas, é importante realizar um diagnóstico assertivo.”

Mantenha os ambientes limpos

Outra dica é manter os cômodos da casa longe de poeira, arejada e limpa. Deixe panos molhados para melhorar a umidade da casa, ou até mesmo baldes com água, inclusive quando for dormir.

Cuide dos olhos

Manter a lubrificação dos olhos também é importante, segundo o especialista. O tempo seco propicia irritação. Utilize soro fisiológico ou colírios.

Não se exponha em excesso ao sol

O clima seco tira umidade do nosso corpo e, consequentemente, ficamos desidratados. Mantenha os cuidados com a pele evitando se expor no sol e uso protetor solar com filtro FPS elevado e hidratante. Protetor labial também é recomendável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Carreta da Justiça atende mais de mil pessoas cidades do interior

Ministro prorroga trabalhos de conciliação sobre marco temporal

Com aumento de doenças respiratórias, Prefeitura faz reunião neste sábado

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Últimas Notícias

Polícia

Carcaças de onças-pardas abatidas são encontradas em fazenda de MS

Os policiais foram ao local após denúncia anônima

Brasil

Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

O alerta divulgado nesta sexta-feira (25) pelo ministério

Trânsito

Defensoria exige semáforo em cruzamento perigoso do anel viário na BR-163

No Jardim Veraneio de Campo Grande

Polícia

Motorista é preso com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados na MS-164

Apreensão na zona rural de Ponta Porã