Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dicas para não cair duro ao receber a conta de energia da quarentena

Com crianças e parte das pessoas trabalhando de casa por conta da quarentena, o consumo de energia tende a ser maior nas residências em MS – a Energisa não dispõe, ainda, da estimativa de aumento do consumo residencial. O problema do gasto de energia elétrica ser maior nesse período é que a alíquota de cobrança […]
Arquivo -

Com crianças e parte das pessoas trabalhando de casa por conta da quarentena, o consumo de energia tende a ser maior nas residências em MS – a não dispõe, ainda, da estimativa de aumento do consumo residencial.

O problema do gasto de ser maior nesse período é que a alíquota de cobrança de impostos, como o ICMS, pode aumentar substancialmente caso a faixa de consumo seja superada, fazendo com que o valor devido seja bem superior ao que se costumava pagar.

Porém, antes da conta chegar, é possível adotar algumas medidas que podem fazer a diferença, que vão desde a manter janelas abertas, aproveitar iluminação natural, trocar o micro-ondas pelo forno a gás e até a substituir equipamentos e lâmpadas. Confira:

Iluminação natural

Deixar a luz natural entrar pode fazer a diferença na , já que as lâmpadas passam a ser menos utilizadas. Quem está em quarentena e trabalhando ou estudando de casa, também pode montar as estações de estudo e trabalho nos ambientes mais iluminados, para dispensar o uso de iluminação artificial.

Lâmpadas de LED

Para quem não consegue mudar a estação para ambientes naturalmente mais claros, substituir lâmpadas antigas por modelos de LED também vão garantir uma boa economia e também evita a sobrecarga do sistema, já que os modelos econômicos requerem menos energia para iluminar.

E o calor

Manter portas e janelas abertas para aproveitar a brisa é uma forma de economizar, principalmente nas primeiras horas do dia, quando ainda não está tão quente. Mas, quando o calor beirar o insuportável, o uso do ar condicionado pode ser acionado, com cautela. Para isso, mantenha os aparelhos higienizados e, se o uso for frequente, investir em modelos inverter trazem economia já a médio-prazo. Mesmo assim, mantenha os equipamentos ligados apenas quando estiver no mesmo ambiente – mesmo uma saída rápida justifica desligá-los.

Geladeira

Crianças em casa e ociosidade rememoram a um péssimo hábito: abrir a geladeira. Economizar com esse aparelho, portanto, é uma questão de disciplina, para abrir o equipamento apenas quando necessário. Mas, manter geladeiras afastadas da parede também evitam a sobrecarga dos compressores e fazem com que o rendimento melhore, ocasionando economia de energia. Nunca coloque roupas e calçados para secar na parte de trás, pois isso também faz o consumo disparar.

Forno elétrico e micro-ondas

A não ser que na residência só tenha esse equipamento, priorize sempre o forno a gás – que deve ficar bem longe da geladeira. Até mesmo o micro-ondas deve ser evitado na hora de aquecer alimentos, por mais prático que seja, já que o equipamento também faz o consumo de energia disparar.

TV

A maioria dos televisores modernos têm opção de consumo ecológico, no qual o brilho e contraste da tela são configurados para consumirem menos energia. Utilizar o timer, para desligamento automático, também evita que os aparelhos virem a noite ligados enquanto todos estão dormindo.

Stand by

A maioria dos equipamentos possuem essa função, que deixa os itens à disposição do controle remoto e fazem o acionamento ser mais rápido. Mas, o stand by é tido por especialistas como um dos vilões, já que mesmo com o modo acionado, o consumo de energia ocorre. Melhor, mesmo, é tirá-los da tomada e ligar somente durante o uso.

Ferro de passar e máquina de lavar

A velha dica de juntar uma quantidade maior de roupas para passá-las todas de uma vez segue funcionando como medida para economizar energia, já que o aquecimento do equipamento rouba muita energia. Vale o mesmo para a máquina de lavar.

Celulares e notebooks

Esses aparelhos portáteis ganharam mais importância que nunca durante a quarentena, pois além de notícias, também fornecem entretenimento e são equipamentos de trabalho. As configurações dos mesmos, porém, podem fazer com que a necessidade de recarregar as baterias seja menos frequente.

Para isso, opções de contraste de tela podem ajudar a performance das baterias. Não deixá-los carregando por mais tempo que o necessário também aumento o consumo de energia elétrica e acionar o desligamento automático de tela quando não estiver usando também contribui para a economia.

Chuveiro elétrico

Nesse calor, tomar banhos gelados ou banhos quentes mais curtos também vão resultar numa boa redução no valor da conta de luz, já que o equipamento é responsável por cerca de 30% do consumo total.

As informações desta matéria foram fornecidas pela Energisa, que disponibiliza canais de atendimento em caso de necessidade: (67) 99980 0698 (WhatsApp), site energisa.com.br. e aplicativo Energisa ON.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem que jogou corpo de amante em vala alega ter entrado em surto em Terenos

Julgada por crime ambiental artesã que usa carcaças de animais é absolvida em MS

Acusada de crime, artesã que usa carcaças de animais diz que absolvição não apaga erro

Está na rota? Quatro bairros de Campo Grande receberão o fumacê

crimes violentos

Réus por crimes graves podem ter que pagar indenização para vítimas e parentes

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada em vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

carne

Tarifaço Trump: carne produzida em MS é vendida para mercado interno e outras exportações

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Últimas Notícias

Brasil

Lula veta redução de pena para crime de lavagem de dinheiro

Pena para os crimes continuam de três a dez anos de reclusão

Brasil

Bolsonaro diz que irá a motociata, mas não subirá em moto no evento

Ex-presidente afirmou que decisão se refere às questões de saúde

Brasil

Brasil sai do Mapa da Fome, mas programas sociais devem ser ampliados

Cerca de sete milhões de brasileiros ainda vivem em insegurança alimentar

Mundo

Reino Unido reconhecerá Estado Palestino se Israel não concordar com cessar-fogo, diz Starmer

Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, convocou reunião para discutir a situação de Gaza