Pular para o conteúdo
Cotidiano

Promotor recomenda que cidade de MS adote medidas de contenção contra a pandemia

Após ter o número triplicado em casos de coronavírus, o Município de Camapuã recebeu recomendação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para que em 48 horas adote medidas de contenção e fiscalização na cidade. O município tem 24 casos confirmados da doença e um óbito. Conforme a orientação do Promotor de Justiça […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/Jornal Correio MS
Foto: Divulgação/Jornal Correio MS

Após ter o número triplicado em casos de coronavírus, o Município de recebeu recomendação do (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para que em 48 horas adote medidas de contenção e fiscalização na cidade. O município tem 24 casos confirmados da doença e um óbito.

Conforme a orientação do Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, o município deverá implantar uma fiscalização de forma planejada e formalizada em documento, contendo, no mínimo, ‘previsão de monitoramento ininterrupto dos estabelecimentos para a contenção da pandemia, bem como que intensifique a fiscalização e estipule penalidades administrativas pelo descumprimento das medidas”.

Ainda conforme a recomendação, se necessário, deve haver nova implementação de medidas sanitárias preventivas, como: proibição de consumo de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento comercial ou em local ou logradores públicos; proibição de qualquer reunião, familiar ou não, em que haja aglomeração de mais de 10 pessoas;

Além disso, recomendou a paralisação da cidade aos sábados e domingos, de todas as atividades econômicas e sociais não essenciais; diminuição da lotação máxima dos estabelecimentos para 30% de sua capacidade; aplicação de penalidades como multa, interdição temporária e cassação do alvará; e fixação do toque de recolher para o período das 21h às 5h.

O Promotor de Justiça analisou diversas notificações da Vigilância Sanitária informando que havia aglomerações em vários estabelecimentos da cidade, e que houve a realização de torneio de com duração de dois dias consecutivos, inclusive com um dos integrantes/convidado testando positivo para Covid-19, e pelo fato de inexistir pelo Município qualquer tipo de esclarecimento acerca das providências adotadas, apesar de devidamente notificado.

O Promotor explica que, na terça-feira passada (21), foi realizada fiscalização organizada com a participação da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, que constou que diversos estabelecimentos, especialmente restaurantes e conveniências, estavam permitindo o consumo de quaisquer tipos de bebidas no local da venda, violando o art. 5º, I, do Decreto nº 4.582/2020, além de não observarem medidas de contenção de risco, permitindo, por exemplo, o funcionamento de restaurantes self-service, bares com mesas de sinucas, academias de com capacidade acima do permitido e sem fiscalização das medidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cachorrinha Marcela

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

tereza cristina carne senado eua missão trump

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul permanece em alerta por incidências de doenças respiratórias

Casos estão diminuindo, mas incidência de doenças respiratórias ainda é alta em cidades do Estado

Emprego e Concurso

De comunicação estratégica a marketing, Semu oferta curso gratuito de empreendedorismo feminino em Campo Grande

A programação incluirá cinco módulos ministrados por especialistas em áreas como comunicação, liderança, marketing digital, vendas e orientação jurídica

MidiaMAIS

Novos animais chegam e vão para área externa de Bioparque; confira as espécies

Animais perderam parte de seus instintos naturais e, por isso, não têm mais a possibilidade de reintrodução na natureza

Pimenta

Flagras de agrotóxicos ilegais incomodam em Mato Grosso do Sul

Autoridades fora de MS reclamam do silêncio local sobre trânsito de agrotóxicos ilegais nas rotas sul-mato-grossenses