Mato Grosso do Sul será um dos estados brasileiros a participar na testagem de duas vacinas contra a Covid-19, o novo coronavírus. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a tramitação para trazer os estudos ao MS já está em fase final de aprovação.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, os dois estudos possuem termo de confidencialidade, o que ainda não permite a SES divulgar mais informações sobre quais vacinas de teste para SARS-CoV-2 deve ser testada no Estado.

No Brasil, já são testadas em voluntários quatro vacinas de pesquisa: a de Universidade de Oxford, na Inglaterra; criada em Pequim, na China; da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha; e da indústria farmacêutica Janssen-Cilag, na Bélgica.

Pesquisas em Campo Grande

A vacina BCG, que é obrigatória no Brasil há décadas em recém-nascidos e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), está sendo testada em profissionais da saúde voluntários de Campo Grande como alternativa de combate ao vírus.

O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Júlio Croda, coordena a pesquisa na Capital. O estudo está no 2° mês da pesquisa que deve durar 12 messes.

A pesquisa irá analisar se voluntários tiveram uma resposta de proteção contra o vírus, em comparação aqueles que não foram vacinados quando criança. Pesquisas preliminares apontam casos de “imunidade” em pessoas vacinadas já vacinadas.