Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacina BCG é testada em Campo Grande como alternativa para combate ao coronavírus

Pesquisadores da Austrália estão iniciando a fase três de uma pesquisa que estuda a eficácia da vacina BCG na proteção contra o coronavírus. A vacina é obrigatória no Brasil há décadas em recém-nascidos e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No país, a testagem acontecerá em 2 mil profissionais da Saúde, em Campo Grande. […]
Arquivo -
vacina BCG
Imagem ilustrativa

Pesquisadores da estão iniciando a fase três de uma pesquisa que estuda a eficácia da vacina BCG na proteção contra o . A vacina é obrigatória no há décadas em recém-nascidos e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No país, a testagem acontecerá em 2 mil profissionais da Saúde, em .

Médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Júlio Croda é quem coordena a pesquisa e explica que o projeto é liderado pelo professor Nigel Curtis, da Universidade de Melbourne, que tem o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde). O objetivo é recrutar 10 mil trabalhadores da saúde em várias partes do mundo, para estudar se a vacina gera uma proteção contra o vírus.

“Vamos avaliar, principalmente, para prevenir eventos mais sérios como internações e óbitos. Tem dados em relação a BCG e em outras doenças respiratórias, que ela confere uma proteção específica contra os patogêneos, não é contra o Covid, mas chamamos de intracelular, vírus e bactéricas, assim como a bactéria da . É um ensaio clínico e quantitativo”, disse.

O estudo deve durar 12 meses, e os pesquisadores vão apurar se os voluntários tiveram uma resposta de proteção contra o vírus, em comparação aqueles que não foram vacinados quando criança. Pesquisas preliminares apontam casos de “imunidade” em pessoas vacinadas já vacinadas.

“Foram vistas em dois estudos grandes, que as crianças vacinadas com a BCG tinham menos infecções virais e bacterianas. Elas sustentam uma resposta celular inata importante que não é específica de um organismo, é uma reposta geral que apresenta proteção. No caso do Covid, uma doença grave, pensamos que como um tipo de vacina que gera uma resposta tão forte assim poderia ser útil, principalmente nos grupos de maiores riscos, como os profissionais de saúde, para evitar formas mais severas da doença.”

Toda semana, a equipe acompanha os voluntários por ligação telefônica, questionando se tiveram sintomas da Covid-19 ou apresentaram outras doenças, se relatarem alguma suspeita, terão exames coletados.

A fase de testagem deve começar no mês de agosto, e os pesquisadores estão recrutando voluntários da saúde que estejam ativo na área, trabalham e moram na Capital, tenham mais de 18 anos, não apresentaram sintomas ou diagnóstico de Covid-19, não tenha doença que contraindique vacinação de BCG e não tenha sido vacinado com a mesma no último ano. A inscrição pode ser feita no site da Friacruz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Habemus Papam

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Deputado Arthur Lira começa a sentir o gosto do café frio na mesa de aliados

Lira ficou com cara de poucos amigos no lançamento da federação União Progressista

Bastidores

[ BASTIDORES ] Redação abençoada e visita no Senado

Leilão partiu de conversa de bastidor com presidente aqui em MS

Trânsito

Motorista fica preso nas ferragens e dois ficam feridos após caminhão atingir carro na BR-262

Carro foi lançado para fora da pista com a batida

Polícia

Motorista sofre sequestro relâmpago durante roubo de carro no Tiradentes

Bandidos fingiram pedir informações