Uma ação emergencial do programa Pátria Voluntária, anunciada nesta quarta-feira (20), está mobilizando a de itens como agasalhos, roupas e cobertores para proteger a população mais vulnerável da forte onda de frio que atingirá o país nos próximos dias. De acordo com a secretária executiva do programa, Adriana Ramos, as vagas em abrigos serão ampliadas, mas a ajuda da sociedade é fundamental.

“Não será um frio comum, principalmente para aquelas localidades que não estão acostumadas à sensação de frio extremo. O governo já está mobilizando esforços para minimizar o impacto desse advento, inclusive, abrigos públicos terão suas vagas ampliadas para acolher pessoas em situação de rua. Mas, resultados significativos são alcançados apenas com a união de todos os setores da sociedade. Por isso, a Defesa Civil procurou a nós, do programa Pátria Voluntária, e a primeira-dama [Michelle Bolsonaro], para colaboramos por meio de cada um de vocês que nos assistem”, disse durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, transmitida pelas redes sociais.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária), lançado no ano passado pelo governo federal, incentiva a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável. A ação é conduzida por um conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, composto por 24 integrantes do governo e da sociedade civil.

Frio intenso

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (), as condições climáticas atípicas vão provocar quedas acentuadas de temperatura nos estados do Sul do país, , Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil. Em áreas de Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C entre as noites de hoje e de amanhã. Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais.

Desvios do

Durante a live, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, falou sobre desvios no auxílio emergencial dentro do funcionalismo público e disse que foram detectadas muitas irregularidades. “Temos praticamente R$ 117 milhões de recursos que já retornaram aos cofres públicos, as pessoas devolvendo esse recurso, e nós pegamos cerca de 680 mil servidores públicos que a princípio receberam [o auxílio]”.

Esse número, segundo o ministro, inclui a administração pública geral (federal, estadual e municipal).  “[Nesse número] nós identificamos estagiários, que não são bem servidores federais, mas está na base de pagamento, bolsistas, então estamos excluindo, limpando isso aí para ver esse valor, a quantidade de pessoas”.

Rosário disse que o governo federal está abrindo processos, notificando servidores federais e aqueles que já devolveram o dinheiro assinarão um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Quem não respondeu, vai responder por ter mau utilizado o dinheiro público. Agora um ponto é importante, há servidores que estão aparecendo que tiveram seus nomes utilizados por fraudadores”.