Com a preocupação pelos casos de coronavírus (Covid-19), e a divulgação de que o álcool em gel é um dos produtos mais utilizado como método para prevenir a doença, a alta procura pelas farmácias da cidade chegou a zerar alguns estoques. O professor Daniel Alan Costa, naturopata e especialista pelo Albert Einstein, ensina a fazer o álcool em gel caseiro e dá dicas de como se prevenir.

Ainda não se sabe qual é a forma de contágio, mas os sintomas são semelhantes de uma simples gripe: tosse, espirro, catarro, febre. Assim como tratar a doença, o caminho ideal para combater e evitar o contágio é aumentar a imunidade, evitar contato direto, lavar e higienizar as mãos.

O professor explica que quanto maior a porcentagem do álcool isopropílico, maior será e eficiência germicida. Além de ser uma receita caseira que não pesa no bolso, “fazendo você mesmo”, se pode escolher uma essência aromaterapeuta que mais agrada.

“Com álcool isopropílico 90%, gel puro de Aloe Vera e óleos essenciais, ingredientes encontrados em farmácias, é possível obter uma receita poderosa para usar em todos os momentos. Depois é só misturar na proporção 2/3 de xícara de álcool isopropílico para 1/3 de xícara de Aloe vera em gel puro, e por fim adicionar dez gotas do óleo essencial escolhido. Os óleos de Tea Tree, Orégano e Tomilho são muito indicados por terem propriedades antibacteriana, antimicrobial, antisséptica, antiviral”, explica.

Outras utilizadas como métodos de como fazer chá das folhas de eucalipto para massagem ou inalação; comer rabanete

Eucalipto

A planta possui propriedades antisséptica e anti-inflamatória. A dica é ferver as folhas para inalação e massagem.

Rabanete

A hortaliça é cheia de vitaminas, fibras e proteínas. Comer ajuda na hidratação.

Alho

O alho é um ingrediente que não falta na alimentação dos brasileiros. Ele auxilia a diluir o muco dos pulmões e fortalece o sistema imunológico.

Alface

A hortaliça também ajuda no quesito aumentar imunidade, além de ser um ótimo nutriente com ácido fólico.

Cogumelo Shitake

O cogumelo Shitale, embora tenha um preço “salgadinho” nos mercados da Capital, é rico em lentinana, um componente poderoso que aumenta a imunidade.