Mais uma vez, a tão esperada chuva vai demorar a aparecer em Mato Grosso do Sul, que passa por uma intensa onda de calor nos últimos dias. Esta quinta-feira, 1º dia de outubro, segue o mesmo ritmo, com temperaturas elevadas, variando entre 24°C a 41°C, e baixa umidade relativa do ar, em estado de alerta. Por isso, a indicação é manter o corpo hidratado.

Para se ter uma ideia, esta quarta-feira (30) registrou as temperaturas mais altas do Estado desde 1973. Segundo o meteorologista Natálio Abraão, Coxim, Três Lagoas e Agua Clara tiveram temperaturas de 44,1°C com sensação térmica de 52°C ontem. Em alguns setores de Mato Grosso do Sul a umidade relativa do ar chegou a 8%.

Para esta quinta-feira, em Campo Grande, a variação da temperatura está estimada em 25°C a 39°C. Corumbá entre 29°C a 40°C; Água Clara de 26°C a 41°C; Três Lagoas de 24°C a 40°C e Dourados a temperatura fica entre 24°C e 41°C. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a variação da umidade está estimada entre 10% a 45% ao longo do dia.

Pelos próximos dez dias, a forte onda de calor deve permanecer em todas as áreas de Mato Grosso do Sul com temperaturas extremas que podem inclusive quebrar os recordes históricos. A chuva, segundo estimativa do Cemtec, deve ocorrer no período entre 11 a 14 de outubro, com volume estimado de até 20 milímetros.