Cotidiano

Primeiro dia de 2020 será de sol pela manhã e chuva à tarde em algumas regiões

O primeiro mês de 2020 promete muito sol e calor acima da média em Mato Grosso do Sul. Dados de climatologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), indicam que o volume de chuvas esperado para o Estado durante janeiro varia entre 175 a 200 milímetros com os maiores acumulados nas regiões norte e bolsão. Em […]

Ana Palma Publicado em 01/01/2020, às 07h19

(Foto: Leonardo de França, Midiamax)
(Foto: Leonardo de França, Midiamax) - (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

O primeiro mês de 2020 promete muito sol e calor acima da média em Mato Grosso do Sul. Dados de climatologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), indicam que o volume de chuvas esperado para o Estado durante janeiro varia entre 175 a 200 milímetros com os maiores acumulados nas regiões norte e bolsão.

Em Campo Grande, a mínima nesta quarta-feira (1) é de 24°C e a máxima pode chegar a 33°C. Pela manhã o sol predomina, mas pode haver pancadas de chuva à tarde. Dourados registra mínima de 23°C e máxima de 35°C e há 90% de chance de chuva. As temperaturas em Porto Murtinho e Corumbá variam entre 24°C e 34°C.

De acordo com o Climate Prediction Center (CFSv2/NOAA) em janeiro as chuvas poderão se encontrar dentro da média em grande parte do Estado. Já os municípios da região leste, parte da região sudoeste e norte do Estado poderão ter chuvas ligeiramente acima da média em até 30 milímetros. Enquanto a região do extremo oeste, poderá ter chuvas ligeiramente abaixo da média em até 20 milímetros.

Quanto ao calor, os dados de climatologia do Inmet, indicam que as temperaturas durante o mês de janeiro, em Mato Grosso do Sul, podem ter variação média de 22°C a 35°C, sendo a região pantaneira a mais quente.

O mapa de anomalia de temperatura também prevista pelo modelo internacional, mostra que as temperaturas poderão permanecer dentro da média em grande parte do Estado. Exceto nas regiões noroeste e central, onde poderão registrar temperaturas de até 1,5°C abaixo da média prevista para o mês.

Jornal Midiamax