Primeiro crematório de Campo Grande chega com missão de ‘quebrar tabu’
Com sustentabilidade, arquitetura e tecnologia de ponta, o primeiro crematório de Campo Grande foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (7), no ano em que empresários do segmento funerário completam 39 anos de atendimento na Capital. O crematório tem estruturas de cruzeiro, capela, columbário e ossuário, novidades para os campo-grandenses que até então precisavam recorrer …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com sustentabilidade, arquitetura e tecnologia de ponta, o primeiro crematório de Campo Grande foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (7), no ano em que empresários do segmento funerário completam 39 anos de atendimento na Capital. O crematório tem estruturas de cruzeiro, capela, columbário e ossuário, novidades para os campo-grandenses que até então precisavam recorrer a serviços de fora do Estado se optassem por cremação.
A obra de 800 metros quadrados de construção e 9 metros de altura se destaca pelo seu paisagismo, pensado pela arquiteta Alessandra Ribeiro. “Um verdadeiro desafio. Trouxemos uma missão de paz e uma escultura e contemplação da natureza”, afirma sobre o maior complexo do segmento na região centro-oeste.
Já em seu interior, o destaque vai para o luxo encontrado em todos os cantos. O local possui a área administrativa, de cerimônia e de cremação. Todas pensadas de maneira para aconchegar às famílias. “Temos que pensar na morte como o símbolo de cumprimento de uma missão”, destacou.
Para consolidação do projeto, que começou em 2013, foi preciso a concessão do serviço pela Prefeitura de Campo Grande bem como a Licença Ambiental pela Semadur, e então as obras tiveram início em 2017. “Um edifício classificado por uma instituição americana como sustentável, com monitoramento ambiental e até tecnologia de reaproveitamento de água”, revelou o secretário Luiz Eduardo Costa, da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).
Falar sobre cremação pode ainda ser um assunto tabu, pensamento que já está mudando, de acordo com o diretor Artur de Carli. “De alguns anos para cá, vemos a cremação crescer como opção. Não há novos espaços nos cemitérios públicos e nos privados está cada vez mais escasso. Contudo, o crematório funcionará como uma extensão do cemitério e nossos associados poderão aderir ao novo serviço por uma pequena taxa mensal”.
A diretora presidente afirma que o local está à disposição de todos os campo-grandenses. “Nossa empresa sempre colocou à disposição da sociedade e seus associados uma ampla rede de atendimento e serviços com alto nível de qualidade, pois priorizamos um completo apoio e acolhimento as famílias que nos procuram. Por isso avançamos e inovamos, entregando a todo Estado mais uma opção no rol de nossas atividades”, frisa a diretora presidente Nilma Ribeiro Cardoso.
Inaugurado em 1974 em São Paulo, o crematório municipal de Vila Alpina foi o primeiro do Brasil e também da América Latina. Segundo Gisela Adissi, presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), a percepção é de um índice ainda pequeno, mas que vem sofrendo mudanças, pois hoje já somam cerca de 100 crematórios espalhados pelo país.
A obra tem certificado do Selo Leed (Liderança em Energia e Designer Ambiental) concedido no Brasil pelo Green Building Council (GBC). De acordo com a direção, a cremação leva de 1h a 1h30.
Serviço
O Crematório Campo Grande está localizado na Avenida Tamandaré n. 6.781 – Vila Nasser, em frente ao Cemitério Jardim das Palmeiras. Informações sobre venda de planos e outros serviços oferecidos podem ser obtidos pelo telefone (67) 3361-2940, pelo site ou ainda pelo e- mail [email protected].
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Operadoras poderão mudar preço de plano no meio do contrato
As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Diretor da Anatel
Dona de Pizzaria tem whatsapp da empresa clonado após pedido de suposto cliente
O golpista pediu duas pizzas para disfarçar e teve acesso ao número comercial
Santa Catarina: temporal causa estragos em 22 cidades e várias pessoas são afetadas
Boletim da Defesa Civil detalhe relação dos municípios atingidos pelo temporal
Vítima perde R$ 1.700 mil para tentar evitar suposto empréstimo na conta
O golpista se passou por gerente de uma Agência Bancária
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.