Primavera começa com clima ameno e pancadas de chuva em MS
Mato Grosso do Sul dá boas-vindas a primavera que inicia nesta terça-feira (22). O primeiro dia da estação será de temperaturas mais amenas e pancadas de chuva previstas para todo o Estado. Conforme o Climatempo, a chuva varia entre 400 a 500 milímetros durante a primavera, que vai até 21 de dezembro. Parece um volume […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul dá boas-vindas a primavera que inicia nesta terça-feira (22). O primeiro dia da estação será de temperaturas mais amenas e pancadas de chuva previstas para todo o Estado. Conforme o Climatempo, a chuva varia entre 400 a 500 milímetros durante a primavera, que vai até 21 de dezembro. Parece um volume grande, mas dados históricos indicam que as chuvas ficarão abaixo do normal esperado este ano.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para hoje é de céu parcialmente nublado a nublado com expectativa de chuva nos setores norte, bolsão, central e pantaneira. A umidade relativa do ar fica elevada com índices variando entre 85% a 40% ao longo do dia. A mínima estimada em 15°C e a máxima em 32°C em MS. Para Campo Grande, essa variação será de 18°C a 28°C.
Primavera
Começando com chuva, a primavera traz expectativa de mudanças no clima, sendo um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, principalmente pancadas no final da tarde ou noite. No começo da estação, a chuva ocorre de forma irregular e intercalada com períodos secos, mas vai aumentando de frequência no decorrer da estação.
Segundo o Climatempo, desde o início de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño, modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.
Nos períodos que ocorrem os eventos de La Niña, existe uma tendência de estiagem para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e principalmente Sul do País. No Nordeste e na Região Amazônica há aumento na intensidade das estações chuvosas.
Próximos três meses
Conforme prognóstico do Cemtec a temperatura média para MS no próximo trimestre varia entre 22,5°C a 27,5°C, sendo a região pantaneira a mais quente. Esse comportamento indica que as temperaturas ficarão abaixo da média.
O volume de chuva esperado para os próximos três meses em Mato Grosso do Sul varia entre 400 a 500 milímetros. Embora pareça muito, os dados históricos indicam que as chuvas ficarão abaixo do normal esperado. As condições esperadas são de chuvas com certa irregularidade e concentradas.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.