A próxima semana começa com feriadão e será mais curta para muitos dos trabalhadores em . O feriado nacional comemora o Dia da Independência na segunda-feira (7) e já emenda com o fim de semana, dando um descanso merecido para trabalhadores e servidores públicos.

Para quem quer aproveitar o dia livre para resolver pendências, pagar contas ou fazer compras, é preciso ficar atento ao abre e fecha do feriado, para não dar com a ‘porta na cara'. A boa notícia é que o comércio deve abrir normalmente na Capital. Confira a lista completa do que abre e fecha na segunda (7) em :

Órgãos públicos

Como é feriado, as repartições públicas da Prefeitura de Campo Grande e do Governo de MS não devem funcionar na segunda-feira (7). Trabalham no feriado os servidores essenciais à população, como profissionais da saúde.

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) fecham em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, e Santa Mônica.

Comércio

O comércio de Campo Grande deve abrir as portas normalmente no feriado de segunda-feira (7). A CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Campo Grande ressalta que o feriado vai contar com promoções nas lojas da área central.

Além disso, foi feito um acordo firmado entre o Sindivarejo-CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), Fecomércio-MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio da CapitalSegundo o acordo, as empresas devem pagar R$ 15 por empregado. Para cada dia trabalhado o empregado fará jus a uma folga compensatória, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.

Supermercados

Os supermercados devem atender normalmente no feriado de segunda-feira (7). Segundo a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), basta que em contrapartida, os estabelecimentos concedam a folga compensatória aos funcionários. Caso não haja folga, o dia deve ser pago em dobro.

Shoppings

: O horário de funcionamento do shopping neste feriado será das 11h às 20h, tanto para lojas âncora quanto para lojas satélites e praça da alimentação.

Shopping Campo Grande: O horário de funcionamento na praça de alimentação e nas lojas âncoras será das 11h às 21h. As demais lojas abrem das 12h às 20h.

Shopping Norte Sul Plaza: O horário de funcionamento será das 12h às 20h.

Shopping Pátio Central: O shopping abre das 9h às 15h no feriado de segunda-feira (7).

Ônibus

No dia da Independência, os ônibus devem continuar circulando nas ruas de Campo Grande, mas funcionam em ritmo de feriado. O que quer dizer que os ônibus circulam com frota reduzida. Confira os horários dos ônibus aqui.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Cepol

Rua Soldado-Policia Militar Reinaldo de Andrade, 167 – Tiradentes (3318-9000)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)