Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura terá que reativar 20 leitos de UTI em Dourados

A prefeitura de Dourados terá que reativar 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital da Vida e mais 10 no HU-UFGD (Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados).  A medida terá que ser tomada em cumprimento a um pedido da promotora Rosalina Cruz Cavagnolli. Segundo  o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso […]
Arquivo -

A prefeitura de terá que reativar 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital da Vida e mais 10 no (Hospital da Federal da Grande Dourados).  A medida terá que ser tomada em cumprimento a um pedido da promotora Rosalina Cruz Cavagnolli.

Segundo  o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a medida tem o objetivo de evitar um colapso na Saúde, tendo em vista o aumento no número de casos de  e o fato do município atingir 100% a taxa de ocupação dos leitos. A intenção, no entendimento da promotora,  é garantir estrutura que atenda a demanda existente.

Conforme a promotora de Justiça,  nos últimos dias, foram realizadas várias reuniões e conversas com os responsáveis pela reativação dos leitos de UTI – COVID adulto para fiscalizar quais as providências que estavam sendo tomadas pelos gestores.

Entretanto, segundo ela, como foi verificado que poucas medidas efetivas para a solução da questão foram adotadas, “o Ministério Público Estadual está efetuando petição nos autos de ação civil pública solicitando que o poder judiciário obrigue o município a solucionar o problema”.

No último dia 26, a promotoria recebeu nota do Núcleo Técnico de Apoio Ao Município de Dourados, composto por médicos e outros profissionais da Saúde, que orienta sobre as medidas que devem ser tomadas frente a elevação dos casos de Covid-19. A nota cita a desativação dos leitos do HV e HU e que Dourados possui 18 leitos de UTI adultos para tratar Covid, sendo que nas datas de 24 e 26 de novembro estavam todos ocupados.

A nota do Núcleo Técnico também alerta para a necessidade da contratualização de leitos no Hospital Santa Rita pelo regime de disponibilidade e não produção. Com isso o município pagaria para o hospital manter reservado leitos para pacientes do SUS. No regime atual os leitos da unidade acabam sendo ocupados por aqueles com convênio ou que podem pagar particular.

Os especialistas pedem a reativação dos leitos desabilitados, a contratação de novos leitos de retaguarda, a realização de testagem em massa da população para diagnosticar e isolar aqueles com casos positivos para a doença e a reorganização do sistema de saúde para atendimento de casos suspeitos e confirmados.

A nota entregue ao MPMS também pede providências em relação ao aumento na fiscalização da medidas de biossegurança e evitem a aglomeração, a garantia de estoques de EPIs, a suspensão de atividades presenciais não essenciais da Prefeitura. Os técnicos também querem que o toque de recolher seja adotado a partir das 21h.

O secretário municipal de Saúde de Dourados, Jackson Farah Leiva foi procurado pelo Midiamax para falar das providência a serem tomadas, mas até o momento na se manifestou. Em virtude do decreto de ponto facultativo e do feriado, o expediente nas repartições públicas só será retomada na próxima quarta-feira (9).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes promete obras no Camelódromo e Mercadão Municipal

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Babi Cruz mostra foto de Arlindo Cruz na UTI após três meses de internação

Últimas Notícias

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete

Cotidiano

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

Há previsão de chuva para as regiões Sudoeste, Grande Dourados, Sul e Cone-Sul de MS entre meia-noite e 18h de sábado

Transparência

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos na axila de moradora em Campo Grande

Bate-boca aconteceu em sessão na Câmara de Campo Grande e gerou pedido de indenização