Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura publica atualização no sistema de licenciamento e controle ambiental

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta terça-feira (7), no Diário Oficial, o decreto que moderniza a regulamentação do Silam (Sistema Municipal de Licenciamento e Controle Ambiental). O decreto estabelece normas, critérios e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local no âmbito do município de Campo Grande. De acordo com […]
Arquivo -
Plano Diretor normatiza desenvolvimento e crescimento da cidade. (Divulgação PMCG
Plano Diretor normatiza desenvolvimento e crescimento da cidade. (Divulgação PMCG

A Prefeitura de publicou nesta terça-feira (7), no Diário Oficial, o decreto que moderniza a regulamentação do Silam (Sistema Municipal de Licenciamento e Controle Ambiental). O decreto estabelece normas, critérios e procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local no âmbito do município de Campo Grande.

De acordo com o texto, compete à (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana), ouvidos os órgãos competentes da União, dos Estados e do Distrito Federal, quando couber, o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local e daquelas que lhe forem delegadas pelo Estado por instrumento legal ou convênio.

O Silam também é o instrumento necessário na promoção de recursos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), destinados a implantação e a gestão das Unidades de Conservação da Natureza e a efetivação de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), bem como, direcionando os Estudos Ambientais; a autorização, Licenças, regulação e dispensa ambientais; o potencial poluidor; os procedimentos de Licenciamento Ambiental; da Comissão de Controle Ambiental; da Compensação Ambiental; da gradação do impacto ambiental e critérios para gradação de impactos negativos e não mitigáveis; da fiscalização, das infrações e penalidades.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatiza a necessidade de aperfeiçoar os procedimentos do licenciamento ambiental “Precisamos otimizar o uso dos recursos do Município, objetivando melhorar o desempenho dessa atribuição. Portanto, foi necessária a atualização e revisão das normas e procedimentos utilizados no licenciamento ambiental, visando à melhoria contínua e ao desenvolvimento sustentável. Foram meses de estudos e discussões juntamente com a para que chegássemos nesta atualização”, explicou.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Berenice Maria Jacob Domingues, ressalta que a revisão foi feita por uma equipe multidisciplinar, tendo sido observada toda a legislação ambiental vigente. “A atualização do Silam visa a simplificação, a desburocratização e ao mesmo tempo prima pelo olhar de proteção e respeito ao meio ambiente, visando ao desenvolvimento econômico e social com a preservação da qualidade de vida”.

O secretário Luís Eduardo também pontua que esse é mais um avanço na modernização e otimização dos recursos públicos alcançado na atual gestão.

O decreto está disponível para consulta no Diogrande, a partir da primeira página.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Últimas Notícias

Cotidiano

Termelétrica de Campo Grande entra em operação em agosto para gerar energia

A termelétrica é movida a gás natural e venceu leilão de energia da Aneel

Esportes

Piloto de 26 anos morre após acidente em treino para etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Peri Cunha sofreu acidente na manhã deste sábado e teve morte no início da tarde. Etapa que iria acontecer em Curvelo (MG) foi suspensa

Polícia

Homem é preso após importunar sexualmente a própria filha em Mato Grosso do Sul

O caso ocorreu após o homem pedir para pernoitar na residência da vítima

Esportes

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Lewis Hamilton não escondeu a decepção após ficar fora do top 10 do grid pela segunda prova consecutiva