Começou na manhã desta segunda-feira (23) a entrega dos kits merenda que serão entregues a estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) cadastrados no Programa Bolsa Família. Na Escola Municipal Padre Tomaz Girardelli, no Lageado, a distribuição teve início às 10h e cerca de 100 pessoas já aguardavam para a retirada em fila.

As entregas estão sendo realizadas por funcionários das escolas que se voluntariaram para o serviço. As medidas preventivas, como higienização das mãos e distância na fila, estão sendo devidamente tomadas. Até a caneta é higienizada após os responsáveis assinarem a retirada. A direção da escola também orientou que pessoas mantivessem distância uma das outras.

Na unidade, serão entregues kits aos 1.164 estudantes cadastrados no Bolsa Família. Os kits que faltarem devem chegar até o fim do dia e, de acordo com os voluntários, as entregas podem ocorrer até amanhã, se for necessário.

Nas filas, os relatos são de que a medida deve ajudar e garantir alimentação por algumas semanas. Porém, famílias temem que a situação se agrave nos próximos dias, já que a renda de muitas delas vem da informalidade.

Kits merenda

De acordo com a Prefeitura, cerca de 20 mil estudantes receberão os kits, compostos de pacote de arroz de cinco quilos, um pacote de de um quilo, um pacote de um quilo de leite em pó, um pacote de 400 gramas de biscoito água e sal, um pacote de macarrão de 500 gramas, uma lata de extrato de tomate e uma lata grande de sardinha.

A medida é em virtude da suspensão das aulas durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), já que muitos estudantes têm alimentação nas escolas. Os kits são entregues nas unidades de ensino de cada estudante, com retirada pelos pais ou responsáveis.

No ato da entrega, é exigido documento original de identificação com foto e cartão do Programa Bolsa Família. Quem retirar, precisa assinar a declaração de recebimento. Nesta manhã, o prefeito (PSD) participou da distribuição de kits merenda na Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos.