Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura implanta o 1º ponto de troca de tráfego de MS para melhorar internet na Capital

A Prefeitura de Campo Grande informou nesta sexta-feira (27) ter realizado a implantação do primeiro PTT (Ponto de Troca de Tráfego, ou IX –Internet Exchange– de Mato Grosso do Sul e o 33º do país. O equipamento foi instalado no data center da prefeitura pela equipe do NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto […]
Arquivo -

A Prefeitura de informou nesta sexta-feira (27) ter realizado a implantação do primeiro PTT (Ponto de Troca de Tráfego, ou IX – Exchange– de e o 33º do país. O equipamento foi instalado no data center da prefeitura pela equipe do NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e da diretoria de Infraestrutura da Agereg (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação).

O objetivo primário de um PTT é permitir que provedores se interconectem diretamente, ao invés de dependerem das redes de terceiros. Isso traz benefícios e vantagens, não só às empresas, mas principalmente aos usuários, que passam a desfrutar de uma internet mais rápida, com menor latência e maior qualidade.

“Os Pontos de Troca de Tráfego têm a finalidade de interligar diversas organizações e facilitar a troca pacotes de dados da Internet. Hoje, o data center da prefeitura tem os equipamentos necessários para permitir a interligação simultânea de centenas de organizações como bancos, universidades, órgãos de governo, empresas e provedores. A partir dessa possibilidade permitiremos que toda a população passe a navegar em uma internet mais veloz, com tempo de resposta mais rápido e tráfego mais resistente a falhas”, disse o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

O PTT também permite maior controle em relação à entrega de tráfego, sempre próxima do destino final. “Sem a necessidade da rede de terceiros, muitas vezes fisicamente distante, os intercâmbios de tráfego de dados são resolvidos de forma direta e local, eliminando assim, gastos desnecessários”, explica o diretor de Infraestrutura da Agetec, Jeferson Bússula Pinheiro.

Como resultado, continuou Pinheiro, o desempenho e a velocidade da conexão aumentam e proporciona maior confiabilidade, com maior qualidade e tornando a operação da internet mais eficiente. A medida já é sentida pela população, diante do aumento de tráfego de dados com a ampliação do trabalho em casa (home office) ou do consumo de serviços de streaming de vídeo e áudio. “Isso contribui sobremaneira para oferecermos novas ferramentas que beneficiem toda população nesse momento de alta demanda nos serviços de acesso à internet”, destacou o prefeito (PSD).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Criminosos atiram mais de 15 vezes e deixam dois feridos na Nhanhá

Deputado de MS quer zerar imposto de arma de fogo para famílias de baixa renda

almir sater e a esposa no pantanal

Três anos após novela, Almir Sater reaparece no Pantanal descalço ao lado da esposa

Para concluir reforma, Cras Vila Gaúcha atenderá no Centro de Convivência do Tijuca II

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

China afirma ter encontrado urânio em maior profundidade já registrada no mundo

Últimas Notícias

Política

Campo Grande terá manifestação a favor de Bolsonaro em 3 de agosto

Protesto acontece após o ex-presidente ser alvo de uma operação da Polícia Federal e passar a usar tornozeleira eletrônica

Polícia

Após atentado com mais de 15 tiros, insegurança toma conta de moradores na Nhanhá

Crime aconteceu no cruzamento da Travessa da Brisa com Rua Boa Vizinhança

Polícia

Justiça anula ação contra o tráfico de cocaína após PF fazer ‘devassa’ em condomínios de luxo

Com isso, empresário e outras seis pessoas presas no contexto da Operação Prime serão soltas

Brasil

Na Europa, Flávio volta a criticar operação da PF contra Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, parlamentar também relatou o que espera sobre as tarifas de 50% no Brasil