O novo sistema on-line da Prefeitura de , que auxilia na triagem de sintomas da Covid-19, causada pelo novo , já está em funcionamento. Em parceria com a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e com a (Secretaria Municipal de Saúde), a ferramenta foi desenvolvida atendendo os protocolos elaborados pelo com apoio técnico de equipes de profissionais da saúde do município de Campo Grande.

A ferramenta é simples e objetiva e após o preenchimento inicial dos dados pelo usuário, ele responderá perguntas básicas, tais como se teve contato com alguém diagnosticado com a COVID-19, se apresenta alguns dos sintomas ou comorbidades. Essas informações serão acessadas pelas equipes de inteligência de dados da Prefeitura para auxiliar na tomada de decisões.

Prefeitura de Campo Grande estréia sistema on-line para triar novo coronavírus

Ao final da triagem, será apresentada uma orientação sobre os cuidados e medidas que cada cidadão deverá tomar, com base nas respostas. De acordo com os sintomas, a autotriagem encaminhará para um painel de monitoramento mantido pelas equipes de inteligência que, através do mapeamento de informações estudam os sintomas e comportamentos epidemiológicos da COVID-19.

O sistema conterá dois módulos, sendo que nesse primeiro momento será disponibilizado o módulo para a comunidade em geral e, posteriormente, outro voltado para instituições públicas e privadas. Neste segundo módulo, o sistema conterá informações cadastrais específicas dos funcionários, situação da saúde funcional em relação a COVID-19 e relatórios gerenciais para que as organizações tomem decisões estratégicas em relação à incidência da doença.

O teste digital poderá ser realizado através do celular, tablet ou computador pessoal e será acessado em endereço eletrônico disponível no portal da Prefeitura de Campo Grande.

(Com informações da assessoria)