A secretaria de Saúde de registrou 662 de dengue entre janeiro e maio deste ano. Destes, 516 casos deram positivos no município. A prefeitura alertou a população pelo acréscimo de casos durante a pandemia de coronavírus () e orienta a limpeza dos terrenos durante o isolamento social.

Conforme a prefeitura municipal, agentes da Vigilância Sanitária realizaram fiscalização em terrenos da cidade. Foram encontrados lixos e matagal alto. Segundo a Lei 4.812, de 7 de janeiro de 2016, o proprietário que não realizar a limpeza de suas propriedades, pode ser multado em aproximadamente R$ 5,8 mil.

“Lembrando que não é só a dengue, mas também e Chikungunya. Tem muito terreno sujo na cidade e os proprietários precisam lembrar que a obrigação de mantê-los limpos é de cada um. Terreno sujo atrai lixo, vira foco do mosquito da dengue e abrigo para animais peçonhentos, ou seja, é um risco a saúde pública”, afirma José Estevam, responsável pela fiscalização.

Mato Grosso do Sul registra alta incidência da doença. No último boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), 38 pessoas já morreram por dengue e 58 mil casos notificados.